Geral

Construção do novo presídio militar entra na segunda fase

04/04/2014
Construção do novo presídio militar entra na segunda fase

 constr89   A Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap) concluiu as fundações do novo Presídio Militar de Alagoas, que está sendo erguida dentro de área do complexo penitenciário de Maceió, no Tabuleiro do Martins. A segunda etapa, que corresponde a alvenaria feita com blocos estruturais, já foi iniciada. Segundo a gerente de Obras e Infraestrutura da SGAP, Mônica Albuquerque de Oliveira, a previsão de conclusão da obra é para outubro deste ano.
O Presídio Militar vai preencher uma enorme lacuna na área penal em Alagoas. A unidade terá uma área de 800 metros quadrados, e foi projetada para abrigar 53 pessoas em 11 celas, sendo duas celas individuais e uma para portadores de necessidades especiais.
O prédio terá ainda todas as dependências necessárias para o funcionamento de um presídio, como área administrativa, parlatório, celas para visita íntima, pátio coberto, cozinha, refeitório, sala para advogados, alojamentos, recepção, guarita externa, setor para carga e descarga e área para estacionamento entre outras dependências.
A maior parte dos trabalhadores envolvidos na obra é formada por reeducandos, que foram capacitados em cursos dentro do sistema prisional. Toda a equipe é supervisionada por engenheiros. “A Sgap também entra com a mão de obra carcerária, com por 49 reeducandos-trabalhadores, que correspondem a maior parte da mão de obra, além dos engenheiros, arquitetos, mestre de obras e um apontador”, explicou o engenheiro responsável pelo obra, Fábio Mileski.
Para a gerente de Infraestrutura, o projeto já contempla uma futura ampliação. “O presídio militar poderá ser ampliado para receber mais quatro celas para presos do sexo masculino e duas do sexo feminino; isso sem comprometer sua concepção arquitetônica”, afirmou Mônica Albuquerque.
Outro ponto a favor da rápida execução da obra é a produção de blocos estruturais numa fábrica ao lado do canteiro de obras. “Essa fábrica, que também utiliza mão de obra carcerária, foi construída pela empresa Verdi. Além da rapidez na entrega, temos certeza da qualidade estrutural dos blocos que serão utilizados na construção”, destacou Mileski.
O novo presídio, segundo o assessor especial da Sgap, major PM Marcos Henrique do Carmo, foi concebido em virtude da demolição do antigo presídio da Polícia Militar, por ordem da justiça. “A unidade, concebida dentro dos padrões exigidos pela legislação em vigor, estará pronta para cumprir o papel determinado pelas normas da Polícia Militar, em consonância com a Lei de Execuções Penais”, concluiu.