Cidades

Capacitação em regência coral tem grande adesão em Maceió

09/04/2014
Capacitação em regência coral tem grande adesão em Maceió

Coordenado pela Funarte e Secult, curso de regência coral teve grande adesão em Maceió (Foto: Lucas Thaynan)

Coordenado pela Funarte e Secult, curso de regência coral teve grande adesão em Maceió (Foto: Lucas Thaynan)

 O projeto Painéis Funarte de Regência Coral 2014 foi iniciado em Maceió na segunda-feira (7) no Espaço Cultural da Ufal e conta com a participação de 180 alunos. A iniciativa é uma realização da Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Universidade Federal de Alagoas (Proex/Ufal).
O curso de Regência Coral tem objetivo de expandir e aperfeiçoar a prática coral em todo o Brasil. A coordenadora do projeto Painéis Funarte, Maria José de Queiroz, destaca o sucesso do curso em Alagoas com o grande número de participantes.
“Foi uma surpresa o número de adesões ao curso, acredito que desta forma iremos conseguir o objetivo desta ação que, além de transmitir o conhecimento por meio de diversas técnicas como regência respiração e repertório, tem como meta despertar, expandir e aperfeiçoar a prática coral em todo o Brasil”, ressaltou a coordenadora.
“Neste curso reciclamos aqueles que já têm uma experiência em canto coral e também formamos novos multiplicadores da modalidade. Esse projeto tem a meta da inclusão social através do acesso à regência coral”, completou Maria José.
O curso é ministrado pelas professoras Lucy Schimiti, Jane Borges de Oliveira Santos e o pianista acompanhador Leandro Souza de Oliveira.
Josiel Ribeiro Costa, de 29 anos e participante do conjunto Coral Vozes de Sião, do município de Palmeira dos Índios, diz estar satisfeito com o curso. “As professoras são excelentes, aprendi muitas técnicas que ainda não conhecia e as aulas são bastante dinâmicas. Vou aumentar meu conhecimento e poder utilizar em novas experiências”, afirmou.
As aulas do projeto Painéis Funarte de Regência Coral 2014, seguem até o dia 12 de abril.