Geral

Arapiraca realiza primeiro evento para empreendedores digitais no interior

04/04/2014
Arapiraca realiza primeiro evento para empreendedores digitais no interior

  arapiraca2  Um fim de semana para descobertas de novos talentos no empreendedorismo digital em Alagoas é o que promete o Arapiraca Startup Weekend, que começa nesta sexta-feira (4) e vai até o domingo (6). O evento, destinado a revelar ideias inovadoras que gerem soluções de negócios, a partir da tecnologia, tem o patrocínio do Governo de Alagoas, através das secretarias de Estado do Planejamento e Desenvolvimento (Seplande) e Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
Segundo os organizadores, o Startup Weekend é uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto com a missão de inspirar, educar e dar suporte a indivíduos, equipes e comunidades. O evento é uma competição de startups que ocorre em 54 horas de muita ação. Ao longo dos três dias de trabalho, os participantes são encorajados a ter boas ideias, validá-las, construir o modelo de negócios, desenvolver um protótipo e realizar uma apresentação para uma banca avaliadora.
Pela primeira vez o Startup Weekend acontecerá em Arapiraca, com o objetivo de promover o empreendedorismo na região, fortalecendo o networking (rede de relacionamento) entre pessoas de diversas áreas. Para isso, contará com a participação de mais de 100 pessoas, entre elas estudantes, profissionais, mentores, jurados e  investidores, num ambiente favorável à criação de novos negócios e networking efetivo. Tudo isso, num final de semana.
O secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, foi convidado para ser jurado e proferir palestra sobre “A importância do engajamento da sociedade e sua contribuição para a evolução do ecossistema do empreendedorismo digital em Alagoas”, a qual ocorrerá no domingo, a partir das 18 horas, na Universidade Unopar.
Segundo Bruno Bessa, um dos mentores do evento, já há 70 projetos inscritos e podem chegar a 120. Isso mostra o grande interesse na área e o potencial de empreendedores que temos em Alagoas e estados vizinhos, além do crescimento do setor nos últimos anos em Alagoas. “Nosso estado está saindo da inércia e ganhando o mundo, através do empreendedorismo digital e de gestores que enxergam a nossa importância para o desenvolvimento de Alagoas”.
Já Gustavo Costa, organizador do StartupWeekend Arapiraca,  informa que esta é a primeira vez no Nordeste que ocorre um evento desse tipo fora das capitais e que já conta com inscrições de Startups de Delmiro Gouveia, Arapiraca, Aracaju, e Maceió. Até a hora de começar o evento é possível se inscrever.
Na sexta-feira (3), além da abertura, haverá a apresentação das ideias. No sábado e domingo haverá o trabalho com a colaboração dos mentores. E no final, no domingo, os jurados selecionarão os melhores e escolherão três finalistas, dos quais o primeiro colocado ganhará vaga para subir ao palco no Demo Brasil, edição Nordeste, que acontecerá em Maceió, dias 29 e 30 deste mês, no Centro de Convenções.