Brasil

Alpinistas, navegadores e aventureiros marcam maratona de palestras na Adventure Sports Fair

29/04/2014
Alpinistas, navegadores e aventureiros marcam maratona de palestras na Adventure Sports Fair

  DSC_8078 (2)  Uma das maiores recompensas de qualquer aventureiro é ter muitas histórias para contar. Os milhares de visitantes da Adventure Sports Fair 2014 (ASF) terão a oportunidade única de conferir ao vivo o relato de alguns dos nomes mais destacados da aventura no Brasil, em um ciclo intensivo de palestras. A maior feira de esportes e turismo de aventura da América Latina será realizada entre os dias 15 e 18 de maio, no Pavilhão Bienal do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
Para a edição deste ano, os organizadores prepararam um time de peso para falar ao público. No dia 15, a maratona começa às 16h30 com o explorador a montanhista Pedro Hauck, na palestra “Montanhismo e arqueologia nos Andes”. Às 20h, outro painel que promete ser sucesso de público é “Adrenalina”, do repórter e apresentador de TV Celso Cavallini, mostrando em imagens de última geração várias de suas histórias de esportes de ação.
No dia 16, as jovens irmãs Lara, Tamara e Marininha Klink, filhas do navegador Amyr Klink, falam às 16h45 na palestra “Três Âncoras” sobre seus oito anos de explorações polares, apesar de tão pouca idade. No mesmo horário, o experiente montanhista Máximo Kausch falará sobre os “Primeiros passos na montanhas”, para os interessados em se aventurar no esporte. No painel “O Mundo ao lado”, às 17h45, Arthur Simões contará como foi sua volta ao mundo de bicicleta, quando percorreu 42 mil km em 46 países, durante três anos e dois meses.
Uma das apresentações mais esperadas do dia, às 19h, é “Entre os maiores tubarões”, em que Lawrence Wahba narrará suas aventuras em 3 mil mergulhos em mais de 30 países, ao lado de cardumes de tubarões perigosíssimos ou em alguns dos lugares mais inóspitos do planeta. O cronograma fecha às 19h15 com o workshop “Como realizar filmes outdoor”, do experiente documentarista e produtor de vídeos de natureza Luciano Fernandes.
No dia 17, o ciclo retorna às 10h15 com a palestra “Decolando de montanhas, um retorno às origens do voo livre”, do especialista Sandro Cardoso, seguida às 11h45 pela vibrante apresentação “Uma volta ao mundo de moto”, do aventureiro Raphael Karan. Às 15h15, a dupla de aventureiros Luah e Danilo España faz o painel “Walk and Talk – A volta ao mundo em busca do que move, motiva e inspira”. Logo depois, às 16h30, a modelo, apresentadora de TV e atleta de esportes de ação Karina Oliani fala sobre “Qual é o seu Everest?”, relatando sua experiência como a mais jovem brasileira a escalar o pico mais alto do mundo. Às 17h45, a escritora e velejadora Heloisa Schurmann divide seus aprendizados e histórias de vida no mar em família.
Por fim, o dia 18 terá um cronograma recheado de workshops para os interessados em explorar oportunidades de negócios em mídia e tecnologia no mundo da aventura, com informações sobre como criar e gerenciar revistas on-line e potencializar o uso de redes sociais. Às 13h, o especialista Fred Marvila fará um painel sobre os melhores aplicativos móveis para viagens e roteiros de aventura.
Às 15h15, o experiente navegador David Schurmann faz a apresentação “O barco é como uma empresa em alto mar”, com dicas e experiências preciosas para quem pretende se aventurar nos oceanos. Logo depois, às 16h30, é a vez da família Muller falar em “Aventura – Sonhos e valores que fazem a diferença”, contando sobre seu ativismo em palestras, coberturas jornalísticas e sustentabilidade.
A maratona será encerrada com uma aula para os amantes do documentarismo na natureza, com a apresentação “Grande Expedições”, na qual Eduardo Castanho dá detalhes de seu trabalho na produção da série “Across the Amazon”, para o National Geographic Channel, que percorreu toda a Amazônia em duas picapes 4X4, mostrando a realidade da maior floresta equatorial do planeta para mais de 130 países.
Inspirada no tema “A vida ao ar livre”, a Adventure Sports Fair 2014 espera um grande número de visitantes no Pavilhão da Bienal. Mais informações no site www.adventurefair.com.br