Geral

Ação educativa vai orientar alunos de curso de cabeleireiros sobre Ler/Dort

07/04/2014
Ação educativa vai orientar alunos de curso de cabeleireiros sobre Ler/Dort

   ler_dort A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realiza nesta quarta-feira (9), das 8h às 13h, no Serviço Nacional da Aprendizagem Comercial (Senac), em Maceió, uma palestra educativa sobre prevenção da Ler/Dort. A ação, que irá contar com a presença do médico do trabalho Juraci Roberto, é destinada a instrutores e alunos do curso de cabeleireiro do Serviço Nacional da Aprendizagem Comercial (Senac).
De acordo com a diretora estadual de vigilância do trabalhador, Gardênia Santana, a ação busca levar informações preventivas para os cabeleireiros que são, segundo a diretora, uma categoria especialmente vulnerável a diversos fatores de risco para a saúde. “Passar muitas horas em pé e, na maioria dos casos em posições desconfortáveis, representa um risco para a saúde dos profissionais”, explicou Gardênia.
A diretora ressaltou, ainda, que durante a ação serão realizadas palestras sobre Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort), destacando a importância da prevenção e conscientização sobre a dimensão do problema e como evitá-lo. Entre as características das Dort ressaltadas pela diretora estão dores nas articulações, parestesia, sensação de peso, fadiga, entre outras.
Gardênia Santana destacou que os sintomas geralmente aparecem nos membros superiores e que as Dort são consideradas um grave problema de saúde pública. “Os problemas geralmente aparecem decorrentes da utilização excessiva do sistema musculoesquelético e da falta de tempo de recuperação. Por isso, é importante que os trabalhadores aprendam a técnica e postura correta para prevenir doenças relacionadas ao trabalho”, destacou Gardênia Santana.