Cidades

Unidade Móvel do Hemoar estará no Centro de Piaçabuçu nesta quinta

12/03/2014
Unidade Móvel do Hemoar estará no Centro de Piaçabuçu nesta quinta

 DOADOR DE SANGUE_CARLA CLETO   A unidade móvel do Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar) estará realizando coleta de sangue na Praça do Correio, em Piaçabuçu, nesta quinta-feira (13). As atividades de captação de doadores voluntários acontecem das 8h às 16h, com o objetivo de garantir atendimento transfusional aos hospitais e maternidades do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.
Para se candidatar à doação de sangue é necessário estar em perfeito estado de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, peso igual ou superior a 50 kg e portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal, que em Alagoas pode ser baixada pelo site www.saude.al.gov.br/hemoal .
O voluntário também não pode ter contraído sífilis, Aids e doença de Chagas, além de hepatite, após os 10 anos. No caso de gestantes e lactentes é proibida a doação e, para repetir o gesto solidário, é necessário respeitar um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres. “Por meio desta coleta externa, estamos facilitando o acesso dos moradores de Piaçabuçu à doação de sangue, que não traz nenhum problema à saúde e pode salvar até quatro vidas”, ressalta a gerente do Hemoar, Ana Margarida Dantas.

Postos Fixos – Mas os voluntários também podem realizar suas doações de sangue em três postos fixos do Estado. Em Arapiraca as doações podem ser feitas na sede do Hemoar, situado na Rua Geraldo Barbosa, no bairro Centro. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Já em Maceió é possível doar sangue no Hemocentro de Alagoas (Hemoal). A unidade Trapiche, localizada na Rua Dr. Jorge de Lima, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Já a unidade Farol, situada no Hospital do Açúcar, atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h.