Geral

Sesau prepara municípios para a Campanha de Vacinação contra a Gripe

27/03/2014
Sesau prepara municípios para a Campanha de Vacinação contra a Gripe

 capacitacao_contra_gripe   A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reuniu nesta terça (25) e quarta-feira (26), no Maceió Mar Hotel, os coordenadores das Vigilâncias Epidemiológicas dos 102 municípios de Alagoas. O encontro teve o objetivo de preparar as equipes municipais para a edição 2014 da Campanha Nacional contra a Gripe, que acontece de 22 de abril até o dia 9 de maio.
Este ano a meta é imunizar 705 mil pessoas, entre crianças de seis meses a menos de cinco anos e idosos com idade a partir de 60 anos. Também deverão ser vacinados os trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, população carcerária e portadores de doenças crônicas, desde que devidamente autorizados pelos seus médicos.
De acordo com a gerente estadual do Programa de Imunização (PNI) em Alagoas, Denise Castro, o encontro possibilitou a organização de pontos importantes da campanha em Alagoas. Entre os pontos trabalhados estão o esquema vacinal, as estratégias que devem ser elaboradas para alcançar o índice preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) e a apresentação dos resultados.
A gerente ressaltou que a “a população deve procurar o posto de saúde mais próximo para obter sua vacina”, explicou Denise Castro. Ela ressaltou, ainda, que a vacina é essencial para a prevenção da gripe, que pode causar complicações como pneumonia e até mesmo óbito.

 Dia D – No dia 26 de abril será realizado o Dia D da Campanha Nacional contra a Gripe que representa um esforço governamental para atingir o maior número de pessoas.