Cidades

Representante do Sebrae nacional destaca resultados do APL Horticultura em Alagoas

25/03/2014
Representante do Sebrae nacional destaca resultados do APL Horticultura em Alagoas

    horticultUma representante do Sebrae Nacional esteve em Arapiraca, na última segunda-feira (25), para conhecer a atuação do Arranjo Produtivo Local (APL) Horticultura no Agreste. No encontro, foram apresentados os resultados obtidos desde o início das atividades, como também a apresentação do planejamento estratégico para o ano de 2014.
De acordo com o gestor do APL, Humberto Sant’Anna, representantes das associações e cooperativas atendidas pelo arranjo, secretários municipais e os técnicos que prestam assistência aos horticultores estiveram presentes. “Todos vieram com o intuito de repassarem ao Sebrae Nacional os resultados que obtiveram graças ao trabalho realizado pelo APL”, conta.
A coordenadora nacional da Carteira de Horticultura da Unidade de Atendimento Coletiva Agronegócios do Sebrae, Valéria Jurema, está realizando visitas a diversos estados para conhecer as ações executadas para os produtores de hortaliças. “O APL de Horticultura do Agreste está no caminho certo. Ao realizar ações consistentes que valorizem o agricultor e fortaleça o arranjo produtivo. Os produtores tornam-se mais competitivos com estas ações”, comenta.
A coordenadora também relatou que o Sebrae Nacional está em fase de elaboração de ferramentas educacionais e tecnológicas direcionadas à produção de hortaliças.
No período da tarde, foram realizadas visitas técnicas aos produtores de hortaliças do Sítio Amaro, em Palmeira dos Índios, que estão sendo atendidos pelo Sebrae/AL através de consultorias tecnológicas, SebraeTec, no processo de transição e adequação agroecológica.
O APL Horticultura no Agreste faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) que em Alagoas é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) em parceria com o Sebrae. Atualmente são 81 municípios atendidos pelo programa e 17 arranjos produtivos.