Geral

Portal Alagoas em Dados e Informações é apresentado em plenária da Juceal

10/03/2014
Portal Alagoas em Dados e Informações é apresentado em plenária da Juceal

  portalala  O Portal Alagoas em Dados e Informações foi apresentado durante a 3ª Reunião Plenária deste ano da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) na manhã desta segunda-feira (10). O encontro aconteceu na sede do órgão, onde também foi discutida a Apreciação e Aprovação do Balancete de fevereiro de 2014. A reunião contou com a participação do secretário adjunto de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).
O superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplande, Thiago Ávila, foi o responsável pela apresentação e destacou a organização e estruturação das informações sobre o estado de Alagoas, compiladas na plataforma. De acordo com Ávila, a ferramenta é um subsídio de informações socioeconomicas geradas por meio de um trabalho histórico e organizacional, que inclui uma base de dados, permitindo o geoprocessamento e o acesso a mapas estatísticos. O site pode ser acessado através do link www.informacao.seplande.al.gov.br/.
O portal foi lançado em março de 2013, mediante os investimentos em equipamentos e estruturação informacional feitos pela Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico.
A plataforma web apresenta diversos serviços à disposição de consulta, produção e disseminação de informações sobre o estado. Existem no portal mais de 1.500 informações, recolhidas com colaboração de 111 fontes federais.
O vogal da Juceal e representante da Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio), José Gilton Lima, elogiou as funcionalidades disponíveis no portal. “É uma facilidade acessível à sociedade alagoana, assim como para nós, membros das associações comerciais. É de suma importância ter noção desta ação, que, sem dúvidas, será repassada para os representantes da Fecomércio”, pontuou.

    Portal

Com o Alagoas Geográfico é possível ter acesso às funcionalidades de processamento, armazenamento e saída de dados, através de aplicações geográficas sobre o território alagoano.  A ferramenta, inédita no estado, funciona de forma interativa abrangendo toda a base geográfica e facilitando o acesso a áreas públicas através de imagens obtidas por satélites.
O núcleo do geoprocessomento é encontrado no conjunto de mapas. No Alagoas em Mapas, podem-se visualizar as representações do estado, como os fatores político, climático, hipsométrico e outros.
No Sistema de Informações Municipais, constam todos os dados estatísticos dos setores dos municípios, como, por exemplo, assistência social, finanças públicas e educação. As informações oferecidas servem como um controle estadual para pesquisas dos municípios, independente da gestão. Quanto aos números demográficos e do Produto Interno Bruto (PIB), eles podem ser acessados pelo Painel de Indicadores.