Geral

Governo vai homenagear artesãos alagoanos nesta quarta-feira

18/03/2014
Governo vai homenagear artesãos alagoanos nesta quarta-feira

trabalhodosartesaosPara comemorar o Dia do Artesão, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), realizará um encontro com diversos artesãos alagoanos. Promovido em parceria com a Prefeitura de Maceió, a Braskem e o Sebrae/AL, o evento acontece na próxima quarta-feira (19), na sede da Associação Comercial de Maceió, a partir das 8h30 e contará com a presença do governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho.
Além de reconhecer a contribuição dos artesãos para o processo de valorização da cultura alagoana, no evento também haverá a palestra da arquiteta e urbanista, Mirna Porto, que abordará o tema: “Cultura, trabalho e desenvolvimento”.
Atualmente consultora de projetos voltados para a capacitação de mulheres na produção de artesanato em quatro municípios do Sertão alagoano (Água Branca, Canapi, Igreja Nova e Poço das Trincheiras), Mirna diz que é necessário desenvolver uma cultura empreendedora nos artesãos locais de forma conjunta, por meio da criação de associações.
Para a diretora de Design e Artesanato da Seplande, Dyslene Teles, o evento será uma forma de agradecer e valorizar ainda mais o trabalho dos artesãos do Estado. “As associações, cooperativas, entre outros grupos produtivos, têm realizado um trabalho árduo para que o artesanato alagoano seja cada vez mais conhecido e que algumas tradições não sejam perdidas”, conta. A inscrição é gratuita e os artesãos que desejam participar do evento devem entrar em contato com a Seplande por meio do telefone 3315-1700.