Geral

Estado lança Rota da Fruticultura de Alagoas em Igaci

24/03/2014
Estado lança Rota da Fruticultura de Alagoas em Igaci

igacirotafruticulMais de 2.500 famílias produtoras de frutas de 21 municípios alagoanos serão contempladas com a implantação da Unidade de Beneficiamento Integrado de Fruticultura na Região Agreste. Nesta sexta-feira (21), o vice-governador José Thomaz Nonô participou do lançamento da Rota de Integração Nacional da Fruticultura, no Sítio Coité das Pinhas, no município de Igaci.
“Esta unidade vai permitir ao agricultor da região conhecimento, assistência e um ganho expressivo. Os agricultores terão mais valor agregado aos seus produtos e poderão vender as frutas por um preço melhor, mais competitivo”, destacou o vice-governador Nonô.

Agricultura familiar

O projeto tem como objetivo a inclusão e a interação entre os setores econômicos da região visando ampliar a produtividade e lucratividade da fruticultura. Mais de R$ 5 milhões foram investidos para a construção da Unidade de Beneficiamento, em uma parceria entre o governo federal, através do Ministério da Integração; estadual, com a Seagri e prefeituras.
O secretário de Agricultura José Marinho, explicou que o projeto equacionará os gargalos da cadeia produtiva, seja nos subsistemas insumos, produção, processamento ou comercialização. “O governo tem trabalhado no apoio ao agricultor familiar. Um esforço voltado para o cooperativismo e associativismo. Um governo presente, comprometido e sempre junto dos agricultores”, disse o secretário.
Com o apoio na implantação dos kits de produção de frutas nas propriedades familiares, o Governo do Estado irá beneficiar 146 associações rurais. Serão implantados kits produtivos de mudas de cajueiros, banana, abacaxi, mamão, manga e pinha.O presidente da Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil), Luciano Monteiro agradeceu o apoio do Governo aos agricultores familiares. “Este governo tem dado muito atenção aos pequenos produtores. O vice-governador Nonô na administração do Fecoep tem trazido inúmeros benefícios aos produtores familiares, possibilitando a viabilização e comercialização da nossa produção regional”, disse Luciano.
O vice-governador ressaltou o investimento de recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) nos Arranjos Produtivos Locais (APLs). “Presido o conselho que gere o Fundo de Combate à Pobreza, que financia 90% das ações da Seagri e os APLs, gerando oportunidade para milhares de pequenos que hoje estão incluídos neste processo de avanço. Este é um grande governo para o pequeno, que mais investiu no social”, declarou Thomaz Nonô.