Geral

Cultura alagoana dá adeus a um dos grandes mestres do bumba meu boi

10/03/2014
Cultura alagoana dá adeus a um dos grandes mestres do bumba meu boi

Mestre Vevéu demonstrava sua paixão e inspiração na arte de produzir e preservar o bumba meu boi

Mestre Vevéu demonstrava sua paixão e inspiração na arte de produzir e preservar o bumba meu boi

Um dos grandes mestres de bumba meu boi de Alagoas, Everaldo Lins, mais conhecido como Mestre Vevéu, faleceu no último domingo (9), vítima de câncer no pulmão, aos 62 anos. Natural de Maceió, mestre Vevéu, há mais de quatro décadas produzia e coordenava a brincadeira de bumba meu boi, no bairro do Poço. A travessa Paraná, onde residia o mestre, deu nome ao boi que foi um dos primeiros a participar de concursos oficiais no Estado.
Em entrevista concedida em 2012 a Ascom/Secult, ele declarou: “Desde os meus 18 anos eu participo dessa brincadeira e sempre com o boi Paraná. O boi Paraná é vitorioso, foi campeão em diversos concursos, principalmente depois que passamos a nos apresentar com nosso próprio enredo, através das músicas”, relembrou na época o mestre.
Mestre Vevéu demonstrava sua paixão e inspiração na arte de produzir e preservar o bumba meu boi, um dos mais expressivos folguedos de Alagoas e do Nordeste.
Erverton Vieira, hoje com 27 anos, conta que aos 11 foi acolhido pelo mestre Vevéu, por meio da brincadeira de bumba meu boi. “Ele acolheu a mim e ao meu grupo e foi como um pai que não tive que sempre me deu conselhos para a vida”, afirmou.
Para o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, mestre Vevéu foi um dos grandes incentivadores das novas gerações. “A Secult em nome do Governo de Alagoas lamenta o falecimento de mestre Vevéu que foi um grande incentivador do bumba meu boi em Alagoas e responsável por repassar os conhecimentos para novas gerações”, ressaltou.
José Carlos, “Zé do Boi”, da diretoria da Liga do Bumba Meu Boi de Maceió, destacou a atuação de mestre Vevéu. “O mestre Vevéu tinha um trabalho sólido de mais de trinta anos com os bois, atuava em vários grupos. Os bois dos bairros Reginaldo e do Jacintinho vieram a partir dos ensinamentos de mestre Vevéu”, declarou.
Em 2012 foi declarado como Patrimônio Vivo de Alagoas, pelo Registro do Patrimônio Vivo, instituído pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e espaços culturais da cidade receberam exposição em sua homenagem. O Museu Palácio Floriano Peixoto e o Memorial à República receberam em 2012, a Exposição de Bumba Meu Boi Everaldo Lins – “Mestre Vevéu”. A mostra foi uma realização da Liga do Bumba Meu Boi de Maceió, com apoio da Secult. Em 2013, foi homenageado pela Liga de bumba-Meu-Boi de Maceió, durante o Festival de Bumba-meu-Boi.
Para o presidente da Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal), Keyler Simões, o mestre foi um grande representante da cultura popular no estado. “Vevéu foi um grande mestre de boi em Alagoas. Ele tinha uma facilidade de interagir com os mais novos e buscava estimulá-los para que participassem das atividades do bumba meu boi, orientando não só sobre o boi em si, mas também na parte de figurino e música”, salientou.
O enterro do mestre ocorreu na manhã desta segunda-feira (10), no cemitério municipal Nossa Senhora Mãe do Povo, no bairro de Jaraguá.