Cidades

Prefeito Celso Luiz valoriza professores em Canapi

12/03/2014
Prefeito Celso Luiz valoriza professores em Canapi

   Celso Luiz Ao contrário do que tem sido divulgado por meio de toda a imprensa nacional, sendo destaque inclusive em um programa de grande audiência no país, a educação de Canapi mostra que com vontade política e engajamento, a educação, sendo levada a sério, pode ser motivo de elogios em Alagoas.
Diante do exposto, é nitidamente perceptível que a realidade no município não condiz com a grande maioria das escolas em todo o Brasil. Canapi passa hoje, por um período jamais visto na história da educação municipal, seja pela infraestrutura da maioria de suas escolas, seja pela remuneração digna de seus professores que fazem parte tanto do quadro efetivo quanto dos contratados.
São inúmeras as ações que podem ser citadas como, por exemplo, o aumento salarial dado aos professores no ano de 2013, um rateio de R$ 2 mil reais para os efetivos e R$ 1.200 para os contratados. O pagamento do 13º salário, que foi feito no meio do ano passado para todos os funcionários da educação. O terço de férias, que foi pago no início do ano de 2013 e 2014. E  ainda mais um aumento dos salários de 12%, que será pago a partir deste mês de março aos professores e aos que fazem parte do setor admistrativo da educação municipal.
Além disso, pensando nas condições estruturais, o prefeito Celso Luiz autorizou a construção de salas de aula na escola Tancredo Neves e João Vieira Maciel. Como também a construção de mais salas de aula na escola do povoado Capiá da Igrejinha e a recuperação de outras por meio de pinturas e reparos, dando total apoio a educação de Canapi.

Climatização das escolas

Um fato inédito no município de Canapi e ainda não visto em escolas da rede municipal de ensino em Alagoas, é a climatização de salas de aula. Uma ação que demonstra a seriedade com que os trabalhos vêm sendo executados em Canapi-AL.
De acordo com Celso Luiz, inicialmente serão beneficiadas as escolas João Vieira Maciel e Tancredo Neves, no entanto, o intuito é que todas sejam contempladas com o projeto que irá contribuir para exemplificar boas ações e qualidade de ensino no Estado de Alagoas.
Celso Luiz também cita a construção de uma nova escola que será inaugurada no próximo dia 20 de março no povoado Forquilha.  De acordo com o gestor, existem projetos para a construção de uma creche no Mutirão, uma escola no povoado Capiá da Igrejinha e um Ginásio de esportes no povoado Forquilha. Segundo o prefeito, as obras serão concluídas e entregues à população até fevereiro do próximo ano.
“A educação no Brasil passa por um momento muito triste. Mas, no nosso município a realidade é outra. As ações estão aí e podem ser comprovadas. Estamos trabalhando, e muito, para desenvolvimento da educação em Canapi, dando aos professores e alunos novas perspectivas. Conceitos ultrapassados da política foram deixados de lado, e hoje existe a vontade de trabalhar para todos, sem perseguição. O que desejamos é união pois, assim seremos cada vez mais fortes”, garante o prefeito.
Celso Luiz finaliza afirmando que “quem trabalha com a educação sabe da responsabilidade de trabalhar com o futuro de pessoas. Não é fácil agradar a todos, estamos fazendo tudo o que é possível. Mostramos o nosso reconhecimento com a remuneração e dando melhores condições de trabalho por meio das reformas realizadas nas escolas, como também distribuindo o material escolar, as novas carteiras escolares, os fardamentos, enfim, muita coisa foi feita. Outro exemplo bem atual foi a palestra proferida por Júlio Furtado, onde o principal objetivo do evento foi motivar e capacitar os educadores, oferecendo-lhes novas perspectivas, como também um novo olhar no que diz respeito a didática utilizada nos dias atuais com os alunos nas salas de aula”, finaliza o gestor.