Cidades

Célia anuncia criação de Sistema Municipal de Bibliotecas

15/03/2014
Célia anuncia criação de Sistema Municipal de Bibliotecas

celiabibliA prefeita Célia Rocha (PTB), acompanhada do vice Yale Fernandes (PMDB), anunciou, nesta sexta-feira (14), a criação do Sistema Municipal de Bibliotecas, durante abertura da quarta edição do Programa Mais Bibliotecas, do governo federal, em evento ocorrido no auditório do Planetário e Casa da Ciência, no Lago Perucaba.
A iniciativa de Arapiraca faz parte do Plano Municipal de Cultura, que também inclui a adoção do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Fundo Municipal de Cultura, Plano Municipal de Incentivo do Livro e Leitura, dentre outras ações para o fortalecimento da rede de bibliotecas públicas e da Educação.
O projeto está sendo enviado à Câmara de Vereadores para análise e posterior aprovação.
“Estamos felizes pelo fato de o governo federal e Ministério da Cultura terem escolhido Arapiraca como referência para a realização deste importante evento”, disse a prefeita Célia Rocha.
Ela fez questão de citar as obras realizadas na gestão do ex-prefeito Luciano Barbosa, a exemplo das bibliotecas digitais de bairro, as Arapiraquinhas, que já foram ampliadas em seu governo, com a inauguração de mais dois espaços de incentivo à leitura nas comunidades rurais de Canaã e Vila São José. Célia lembrou da implantação das dez escolas em tempo integral e o Planetário Municipal, entre outras importantes obras.
O encontro também reuniu o secretário-adjunto de Estado da Cultura, Álvaro Vasconcelos; coordenadora-geral do Programa Mais Bibliotecas, Cida Fernandez; coordenadora de Governança do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, Rita Lemos; do ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, e as secretárias municipais de Cultura, Tânia Santos, e de Educação, Ana Valéria Peixoto.
O auditório do Planetário e Casa da Ciência ainda contou com a participação da representantes do Sistema Nacional de Bibliotecas em Alagoas, Wilma Nóbrega; a coordenadora das Arapiraquinhas, profeessora Eliane Bezerra; secretária de Planejamento, Cícera Pinheiro, além de secretários municipais de Educação e Cultura de vários municípios alagoanos e até da cidade de Arcoverde, no interior do estado de Pernambuco.

Metas
Na ocasião, a coordenadora de Governança do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, Rita Lemos, revelou que Arapiraca foi o município escolhido para sediar o encontro, por conta da referência e do trabalho desenvolvido para o fortalecimento das ações de incentivo à leitura e à pesquisa, com a criação e ampliação das bibliotecas de bairros, as Arapiraquinhas.
Ela adiantou que no Brasil ainda existem 107 municípios sem bibliotecas, “Nossa meta é ajudar na implantação de, pelo menos, uma biblioteca em cada cidade. Esse encontro tem como objetivo ouvir sugestões e apresentar o plano de ações, incluindo os editais, para que possamos atingir essa meta”, explicou.

Palestra
Como ponto alto do evento, o ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, falou da experiência da criação das escolas de tempo integral, das bibliotecas Arapiraquinhas, Planetário Municipal e Casa da Ciência, entre outras ações voltadas para o fortalecimento da Cultura e da Educação.
“Tudo começou com um sonho, e hoje vivenciamos uma realidade que serve de estímulo para outros municípios e estados do Brasil. Sempre acreditei e continuo acreditando que a Educação é a melhor alternativa para melhorarmos os indicadores sociais, econômicos de uma cidade e de um país”, acrescentou Barbosa, que foi bastante aplaudido no encontro.