Geral

Campanha vai estimular pais a atuar na prevenção das drogas

12/03/2014
Campanha vai estimular pais a atuar na prevenção das drogas

   acoescampanha Cada vez mais adolescentes e crianças têm se envolvido com drogas lícitas e ilícitas e, o pior: cada vez mais cedo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso de substâncias psicoativas acontece na faixa etária de 10 a 19 anos, gerando consequências de saúde e sociais, como aumento da incidência de tuberculose e doenças sexualmente transmissíveis, envolvimento com violência e alta taxa de homicídio entre os jovens.
Para fazer frente a este panorama, o Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz) lançou a campanha “Acolha seu filho antes que as drogas o adotem”.
Através de sensibilização e mobilização, pretende-se aproximar pais e famílias das ferramentas de prevenção, evitando o primeiro contato dos jovens com drogas.
As ações iniciaram na segunda-feira (10), com panfletagem nos semáforos das principais avenidas de Maceió. Técnicos da Sepaz orientam as famílias sobre uso e abuso das drogas, fornecendo panfletos e material informativo. Na terça-feira (11), as abordagens aconteceram também nas portas de colégios públicos e particulares. A partir da próxima semana, as ações começam a ir para municípios do interior do Estado.
“A campanha visa sensibilizar a sociedade alagoana sobre a importância dos laços familiares na criação de um ambiente de proteção para os seus filhos. Pretendemos estimular o diálogo franco e aberto entre pais e filhos, mas também fornecer instrumentos e auxílio para que os próprios pais possam fazer uma abordagem correta e sincera, com informações reais sobre drogas”, afirmou o secretário de Promoção da Paz, Adalberon Sá Júnior.
Ele destacou também que este é um momento de reflexão para a própria família. “Quando falamos de drogas, todos temem o crack, a cocaína e a maconha, mas pais e tios raramente lembram do álcool e do tabaco, que são consumidos em casa normalmente e até estimulados. As drogas lícitas são uma ameaça igualmente perigosa, pois o uso abusivo também destrói vidas e, às vezes, são a porta de entrada para as drogas ilícitas”.

Braço preventivo do Acolhe Alagoas

A campanha “Acolha seu filho” não é uma novidade na atuação da Secretaria da Paz, mas uma nova abordagem do eixo preventivo do Acolhe Alagoas. “O trabalho preventivo existe desde o início, com o projeto Proteger Educando, que instrumentaliza professores e a comunidade escolar na identificação e prevenção do uso de drogas. O que esta campanha pretende agora é sensibilizar a sociedade alagoana, especialmente os pais, sobre a importância dos laços familiares na proteção de crianças e adolescentes para evitar aquele primeiro contato”, explica Luan Gama, superintendente de Políticas sobre Drogas da Sepaz.