Cidades

Arapiraca: Curso dá capacitação para formar Rede de Pontos de Cultura

12/03/2014
Arapiraca: Curso dá capacitação para formar Rede de Pontos de Cultura

cursoaraA cidade de Arapiraca foi a única no Brasil contemplada com um edital para a criação da Rede de Pontos de Cultura, em parceria com o programa Juventude Viva, do Ministério da Cultura (MinC).
Com o empenho da prefeita Célia Rocha (PTB), no mês passado, foi lançado o documento para seleção dos Pontos de Cultura em nosso município, um marco nas políticas públicas do setor, a fomentar o acesso e o fazer artístico.
Nestas quinta (13) e sexta-feiras (14), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), proporcionará uma capacitação gratuita a ser realizada no auditório do Memorial da Mulher Ceci Cunha, bairro do Alto do Cruzeiro. Os proponentes e interessados participarão do curso para Elaboração de Projetos, a partir sempre das 14h.
“Para a prefeita Célia, neste momento, é importantíssima a participação de todos os grupos que lidem com cultura popular, entidades étnico-culturais, patrimônio material, audiovisual e radiodifusão, culturas digitais, gestão e formação cultural, pensamento e memória, expressões artísticas e ações transversais para construirmos um setor mais dinâmico”, diz a secretária da Sectur, Tânia Santos.
Por sua vez, a partir daí, será criada uma Rede de Pontos de Cultura, onde cada um destes pontos receberão uma quantia de R$ 180 mil durante três anos – R$ 60 mil em cada – para propagar a Cultura em nossa cidade em ações diversas, atentando que as instituições que se propuserem a participar devem ser sem fins lucrativos e ter mais de três anos em atividade.
Na próxima segunda-feira (17), acontece ainda a Oficina de Orientação ao Proponente, às 8h, também no Memorial da Mulher.
Para mais informações sobre os cursos gratuitos e o edital – que tem prazo até o dia 10 de abril próximo –, os interessados podem ir até a Sectur, no Centro Administrativo Antônio Rocha, bairro de Santa Edwiges, das 8h às 14h, ou clicando no tópico “Cursos e Oficinas” aqui.