Geral

‘A água da adutora é ouro para nós’, diz funcionário de obra que abastecerá 8 cidades do Sertão

24/03/2014
‘A água da adutora é ouro para nós’, diz funcionário de obra que abastecerá 8 cidades do Sertão

  Delmiro_Alexand  A água virou ouro, de tão preciosa que se tornou para o sertão alagoano e os sertanejos. É assim que pensa Alexsandro Pereira de Lima, 34 anos, funcionário da obra de uma das Estações de Tratamento de Água (ETA) da Adutora do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia. Segundo o operário da construção civil, a situação de quem mora nas cidades da região é complicada, principalmente para quem reside na zona rural – ou nos sítios, como ele mesmo descreve.
“É uma situação difícil de ver. É difícil ver o sofrimento desse povo que faço parte. Se nas cidades do Sertão a situação é complicada, imagine no sítio, onde as condições são ainda mais duras e a água não chega de forma alguma”, lamenta.
Alexsandro, entretanto, se anima quando fala da construção da Adutora do Alto Sertão, que está em pleno andamento. “Com a água que já começa a chegar nas torneiras da população, as coisas vão mudar. Eu mesmo comparo a água que a adutora vai levar com o ouro, de tão valiosa que ela é para todos nós aqui”, destacou o operário, que é casado e tem dois filhos.
A Adutora do Alto Sertão vai transportar água do Canal do Sertão para oito municípios, por meio de 247 quilômetros de tubulações. Os municípios atendidos pela obra são Delmiro Gouveia, Pariconha, Inhapi, Canapi, Água Branca, Olho D’Água do Casado, Mata Grande e Piranhas. No total, a adutora beneficiará mais de 128 mil habitantes.
“O sertanejo já vive uma nova realidade com as obras da Adutora do Alto Sertão, que vai transportar água do Canal. Felicidade e satisfação são sentimentos que não posso deixar de expressar ao ver que nosso esforço e trabalho durante sete anos à frente da Seinfra valeram a pena”, declarou Marco Fireman, ex-secretário de Infraestrutura e presidente do PSDB Maceió.
Além da nova adutora e de Estações de Tratamento de Água (ETA), a obra também contempla estações elevatórias e novos reservatórios.