Geral

Videomonitoramento será ampliado no Centro de Maceió

01/02/2014
Videomonitoramento será ampliado no Centro de Maceió

    O Centro de Maceió contará com cinco novas câmeras de videomonitoramento, a partir desta segunda-feira (3). A cerimônia de inauguração acontece às 9h no auditório da Associação Aliança Comercial, localizada na Rua 2 de Dezembro, Centro. A solenidade contará com a presença do governador Teotonio Vilela Filho.CIODSmonitoracameras
As novas câmeras serão instaladas no Calçadão do Comércio, no corredor dos ônibus e em pontos estratégicos ao longo de todo o comércio. Elas têm movimentação em até 360º, capacidade para filmar em alta resolução e ficarão ligadas 24h. As imagens registradas ficam online durante 30 dias e as gravações ficam armazenadas durante seis meses, podendo ser solicitadas em caso de investigações.
Essa nova etapa do videomonitoramento dará maior cobertura a pontos que ainda não são atendidos na região. Somadas às quatro câmeras já existentes na Ladeira dos Martírios, Catedral, Praça Deodoro e Rua Melo Morais, a implantação do equipamento contribuirá para coibir crimes e, assim, oferecer mais segurança aos alagoanos que frequentam o Centro.
“O videomonitoramento tem sido uma ferramenta importante para ajudar a polícia nos inquéritos e redução da criminalidade, desde a sua implantação. Além disso, funciona como inibidor de crime: quando o assaltante vê a câmera no local, sente-se desestimulado a praticar o crime e quando o comete é flagrado”, explica o coordenador-adjunto de política da Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds), coronel Dorgival Ferreira.

    Videomonitoramento

Fruto de uma parceria entre as Secretarias de Estado da Ciência e Tecnologia (Secti), e Defesa Social (Seds), além do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) e o Detran/AL, o sistema de videomonitoramento verifica, além de ocorrências de trânsito ou de utilidade pública, casos em que a polícia precisa ser acionada para combater a violência.
Durante todo o dia, um representante da Polícia Militar se junta à equipe de monitores na sala de videomonitoramento e, caso seja identificada alguma possível ocorrência, o Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods) e encaminha a equipe mais próxima para verificar a situação.