Cidades

Unidade de saúde em Marechal recebe certificado do Ministério da Saúde

19/02/2014
Unidade de saúde em Marechal recebe certificado do Ministério da Saúde

   amamentacao A Unidade Básica de Saúde (UBS) João Borges dos Passos, localizada no Povoado Massagueira, na cidade de Marechal Deodoro, foi certificada na terça-feira (18) como Referência da Rede Amamenta Brasil. O registro representa uma estratégia para assegurar o aleitamento materno de bebês até o sexto mês de vida.
Para obter a certificação – concedida pelo Ministério da Saúde (MS) -, os técnicos da unidade garantiram a participação de 80% da equipe em oficinas de trabalho em aleitamento materno, monitoraram os indicadores, pactuaram atividades para estimular o aleitamento materno e implementaram o fluxograma de atendimento à dupla mãe-bebê.
Com isso, Alagoas passa a contar com duas unidades básicas certificadas pela Rede Amamenta Brasil, já que a Unidade Básica de Saúde Vereador José Gomes Calheiros, localizada em Pindoba, foi a primeira a ser reconhecida pelo Ministério da Saúde.
A apoiadora do Ministério da Saúde em Alagoas, Ray Gomes, relembrou que Alagoas foi o primeiro Estado brasileiro a adotar a Rede Amamenta Brasil e, em quatro anos, implantou o projeto em 306 Unidades Básicas de Saúde, formando mais de 150 tutores e engajando quase 3.500 técnicos em saúde.
“A criança não amamentada no peito tem 25 vezes mais chances de morrer por diarreia e 61 vezes mais probabilidade de ser hospitalizada por pneumonia. Além disso, as mães que amamentam têm menos riscos de desenvolver câncer de mama e ovários”, afirmou Ray Gomes.

Alagoas não é mais líder de mortalidade

Também presente à solenidade, a coordenadora Estadual do Programa Saúde da Criança, Socorro Marques Luz, enfatizou que incentivar as mães a amamentarem seus filhos é contribuir para reduzir a mortalidade infantil em Alagoas.
Segundo dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério, Alagoas não é mais o líder nacional de mortalidade infantil, já que o Estado avançou 11 posições e de, 27º lugar em 2000, com 58,4 óbitos para cada mil nascidos vivos, passou para 17º lugar em 2013, com 15.19 mortes.  Além disso, segundo o Unicef, em 22 anos a mortalidade infantil caiu 83% em Alagoas, representando o maior índice do País durante o período pesquisado.