Geral

Papa Francisco faz apelo para o fim da violência na Ucrânia

19/02/2014
Papa Francisco faz apelo para o fim da violência na Ucrânia

    O papa Francisco manifestou preocupação hoje (19) com os acontecimentos na Ucrânia e pediu a todas as partes para “cessarem toda a ação violenta”. O pedido do papa foi feito durante a sua audiência geral na Praça de São Pedro.Papa-Francisco
“[Estou com] o coração preocupado com o que se passa estes dias na Ucrânia. Eu asseguro ao povo ucraniano a minha proximidade e rezo pelas vítimas das violências, pelos seus familiares e pelos feridos. Apelo a todas as partes para cessar toda a ação violenta e procurar a harmonia e a paz no país”, disse Francisco.
Violentos confrontos ocorreram na capital do país, Kiev, entre os manifestantes da oposição e a polícia. Segundo o Ministério da Saúde ucraniano já foram registados 25 mortos e mais de 200 feridos.
A representante da diplomacia europeia, Catherine Ashton, disse nesta quarta-feira que a União Europeia vai estudar sanções contra os responsáveis pela repressão na Ucrânia. Ao mesmo tempo, a Rússia considerou que os protestos são uma tentativa de golpe de Estado e exigiu que dirigentes da oposição do país cessem a violência.
A crise política na Ucrânia começou no final de novembro quando milhares de pessoas saíram às ruas para protestar contra a decisão do presidente Viktor Yanukóvich, de suspender os preparativos para a assinatura de um acordo de associação com a União Europeia e de reforçar os laços com a Rússia.