Cidades

Exames e consultas: Arapiraca recebe mutirão de saúde nesta quinta-feira

20/02/2014
Exames e consultas: Arapiraca recebe mutirão de saúde nesta quinta-feira

  examesarap  O Programa Mutirão Saúde em Movimento realiza mais uma ação nesta quinta-feira (20). Desta vez, a iniciativa vai beneficiar a população do Agreste, onde serão disponibilizados exames nas especialidades de oftalmologia, otorrinolaringologista, ultrassom (Doppler), clínico geral, ortopedista e laboratório.
A ação acontece na Escola Senador Rui Palmeira, no bairro do Capiatã, em Arapiraca, durante todo o dia. A iniciativa é realizada em parceria com a Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais de Alagoas (APAE), Instituto Oftalmológico de Alagoas (IOFAL) e com a Secretaria de Saúde de Arapiraca.
“O mutirão aliado à qualificação e estruturação de unidades de saúde no interior contribui para a prevenção, diagnóstico e tratamento de graves problemas de saúde”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, destacando ainda que a descentralização auxilia no bem estar e recuperação do paciente.
O secretario ressaltou ainda que a cidade de Arapiraca é sede da segunda macrorregião e possui um valor estratégico elevado por se tratar de um município referencial para toda a Região do Agreste e que conta com o apoio da gestão estadual.
Também em Arapiraca, o governo do Estado assina um Termo de Compromisso para a realização de serviços, ações e atividades de saúde no Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire.  O Termo, no valor de R$ 150 mil, será válido por um período de 10 meses e tem como objetivo prestar serviços de equoterapia, hidroterapia e atendimento clínico a pessoas com deficiência física e mental.
O Complexo terá que prestar atendimento a 100 pessoas com deficiências de várias naturezas,
sendo 80 praticantes em Equoterapia e 20 em hidroterapia. As sessões terão duração de 30 minutos conforme laudo médico.  “Este trabalho favorece a inclusão social, o aumento da autoestima e melhoria da qualidade de vida”, disse o secretário.

MAIS RECURSOS

Para garantir a melhoria do atendimento médico hospitalar no município de Arapiraca, o governador Teotonio Vilela Filho assinará ainda um termo que garante recursos no valor de R$ 680 mil destinados ao Hospital Regional, Hospital Afra Barbosa, Centro Hospitalar Manoel André e Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima. Os recursos fazem parte dos programas estruturantes da Saúde: Prohosp, Provida, Promater e Assistência Farmacêutica.