Geral

Espetáculo teatral conscientiza alunos sobre importância da reciclagem

22/02/2014
Espetáculo teatral conscientiza alunos sobre importância da reciclagem

  pecateatral1  Diversão e conscientização. Esta é a experiência que os alunos do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) vivenciam ao assistir ao espetáculo teatral “Histórias Recicladas”, uma iniciativa da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (SEE) e tem como objetivo promover a conscientização ambiental e a valorização da coleta seletiva. As apresentações, cuja entrada é franca, tiveram início na última quarta-feira (19), no Teatro Linda Mascarenhas, no Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) e prosseguem até o próximo dia 26, sempre no horário das 15h.
Protagonizado por integrantes da Coopvila, o espetáculo possui um cenário colorido que desperta a curiosidade do público. Durante a apresentação, dez ex-catadoras e três jovens da comunidade Vila Emater II contam suas experiências com reciclagem e, no final da peça, convidam os estudantes para um debate sobre as questões sociais e ambientais.
“É sempre emocionante ver como elas atuam, pois, mesmo não tendo formação teatral, conseguem mostrar com simplicidade, como era seu ambiente de trabalho, tornando a peça mais realista”, afirmou Carlos Lagoeiro, diretor da peça.
Alice Batista, aluna da Escola Estadual Princesa Isabel, no Cepa, ficou emocionada com os depoimentos de vida das ex-catadoras. ”Sempre tive a preocupação de não jogar lixo nas ruas e tento conscientizar minha família e amigos a fazer o mesmo”, ressalta a garota de 16 anos.

Educação ambiental

A diretora de Modalidades e Diversidades da Educação Básica da SEE, Nilce Mendonça, elogiou a iniciativa da cooperativa em promover uma discussão sobre sustentabilidade com os jovens. Ela adiantou que, em breve, a secretaria vai promover a instalação de lixeiras para coleta seletiva em todas as escolas e espaços do Cepa. “É muito bom para nossos alunos participar de um momento como este, pois é ação de conscientização e educação ambiental que nos permitirá também trabalhar com os nossos jovens as temáticas da reciclagem e sustentabilidade”, explica.

A peça

A primeira etapa da peça “Histórias Recicladas” estreou em agosto de 2012 no Teatro Linda Mascarenhas, tendo como público-alvo estudantes, educadores, catadores de material reciclável e lideranças sociais. Em outubro do ano passado, o espetáculo também foi apresentado no Festival Nacional Lixo e Cidadania, em Belo Horizonte.
A peça integra o projeto “Coopvila -Reciclar e Educar” que conta com o patrocínio da Petrobras e apoio do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb), Teatro Munganga e IZP-AL.
Segue abaixo o cronograma de apresentação do espetáculo na próxima semana:

24 de Fevereiro de 2014 – Escolas Maria José Loureiro e José Silveira Camerino, no Cepa

25 de Fevereiro de 2014 – Escolas Afrânio Lages e Laura Dantas, no Cepa

26 de Fevereiro de 2014 – Escola Teotônio Vilela, no Cepa