Geral

120 agricultores de Ibateguara recebem caminhão nesta quinta

20/02/2014
120 agricultores de Ibateguara recebem caminhão nesta quinta

    agricultores120Cento e vinte agricultores familiares da Cooperativa dos Produtores de Ibateguara (Coopaíba) receberão, nesta quinta-feira (20), um caminhão trucado com capacidade de transportar sete toneladas em alimentos. O veículo é fruto de uma ação da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri), com apoio do Arranjo Produtivo Local (APL) Fruticultura no Vale do Mundaú.
A entrega do veículo aos agricultores será feita pelo vice-governador, José Thomaz Nonô.
De acordo com a gestora do APL, Valdelane Tenório, a cooperativa tem um importante papel no escoamento dessa produção. “O caminhão irá facilitar no trabalho da cooperativa, transportando a produção dos agricultores com mais rapidez e segurança, evitando a atuação dos atravessadores, comuns na região”, explica.
A Cooperativa conta, atualmente, com um total de 120 agricultores, que produzem banana, laranja lima, maracujá, macaxeira e inhame. Esses produtos são comercializados também para os programas governamentais.
Segundo o presidente da Coopaíba, Albino Lopes, o recebimento do caminhão contribuirá para a inserção dos agricultores no mercado. “Esta tem sido uma iniciativa promissora para o fortalecimento da agricultura familiar. Com esse caminhão, poderemos ampliar nossa distribuição”, completa.
Na solenidade também serão entregues certificados de cursos oferecidos pelo Sebrae aos produtores e um balanço das ações para a região, realizadas pela Seagri em 2013.
O APL Fruticultura no Vale do Mundaú faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e pelo Sebrae, com apoio da Seagri.