Cidades

Defesa Social firma parceria com Prefeitura de Maceió para retomada da Oplit

29/01/2014
Defesa Social firma parceria com Prefeitura de Maceió para retomada da Oplit

A Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) firmou uma importante parceria para dar celeridade à execução do pacote de medidas voltadas ao combate à criminalidade em Alagoas, anunciado pelo secretário Eduardo Tavares no início desta semana. O acordo foi fechado durante encontro entre Tavares e o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, que disponibilizou a estrutura física de apoio ao retorno da Operação Policial Litorânea (Oplit).
“O retorno da Oplit também é de interesse nosso, visto que a segurança pública em Maceió é uma das prioridades da gestão”, destacou Rui Palmeira, garantindo, na reunião, celeridade ao trâmite do processo burocrático, que já deve ser iniciados nesta quarta-feira (29). O local a ser ocupado pela Oplit é o posto policial próximo ao antigo Alagoinhas, na Ponta Verde, utilizado anteriormente por homens da Força Nacional.
O secretário Eduardo Tavares detalhou que a operação será dividida em duas áreas, sendo a primeira partindo do bairro de Cruz das Almas à Praia do Sobral e, a segunda, a orla lagunar por completa.
“Fechamos hoje uma parceria que vem fortalecer os esforços empenhados pelas gestões Municipal e Estadual em prol da segurança do cidadão. É assim que vamos intensificar as ações de repressão a quem comete crime, levando à população um Estado mais seguro e de paz, assim como merecem os alagoanos”, ressaltou o gestor da Defesa Social.

    Medidas

As medidas da Defesa Socail foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) de terça-feira todas com todas as portarias referentes às medidas anunciadas pelo secretário Eduardo Tavares durante a reunião com os comandantes da Polícia Militar, da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, realizada na terça-feira (27) quando foi definido o plano de ação de combate à criminalidade.reuniaocomsecretdefesa
De acordo com as publicações do DOE, assinadas pelo gestor, fica determinado que, no prazo de dez dias, será retomada a Oplit; intensificando o patrulhamento nos bairros com maior índice de criminalidade; fica instituída a realização semanal das operações Muralha, diuturnamente, e Saturação de Área – esta última pelo Bope, com apoio da Força Nacional, Rotan e Rádio Patrulha – no prazo de 90 dias.