Geral

Projetos de irrigação beneficiam produção agrícola no Semiárido alagoano

03/01/2014
Projetos de irrigação beneficiam produção agrícola no Semiárido alagoano
O agricultor Cícero Souza melhorou a produtividade de sua terra, após a instaalação de unidade demonstrativa de produção de forragens

O agricultor Cícero Souza melhorou a produtividade de sua terra, após a instaalação de unidade demonstrativa de produção de forragens

Uma das ações de destaque desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento (Seagri), em 2013, é o projeto de irrigação. Agricultores recebem kits de irrigação e assistência técnica, que oferece o suporte necessário para que eles consigam desenvolver e fortalecer suas atividades, se possível, diversificando a produção.
Este ano, foram implantados 50 kits, com investimentos da ordem de R$ 500 mil do Fundo Estadual de Erradicação e Combate à Pobreza (Fecoep), beneficiando 50 famílias que vivem na região do Canal do Sertão. A previsão é que sejam instalados mais 950 kits de irrigação, contando com investimentos da Seagri e parceiros como o Banco do Brasil, o BNDES, Ministério da Integração e Codevasf até o final de 2014.
De acordo com o superintende de Irrigação da Seagri, Sílvio Azevedo, inicialmente, a ideia é beneficiar os produtores das proximidades do Canal do Sertão, mas com a chegada destes novos kits, os benefícios chegarão a toda Alagoas.
“Os agricultores que querem ser beneficiados irão passar por um cadastro e serão avaliados alguns critérios, como a disponibilidade de áreas propícias à irrigação, morar na propriedade, ter energia elétrica e alguma fonte de água”, explicou o superintendente.
O agricultor Cícero Souza, de Olho d’Água do Casado, foi selecionado pela Seagri para também receber um kit de irrigação e uma unidade demonstrativa de produção de forragens. Hoje, ele produz palma, cana, milho, capim e sorgo para alimentação animal. “Foram dois anos de seca que me fizeram vender o gado e parar de produzir. Mas, graças ao Canal do Sertão e ao trabalho da Seagri, agora tenho água para produzir e isso já me dá mais esperanças. Tiro da própria terra o sustento da minha família e o alimento para meus animais”, afirma Cícero, que permitiu a instalação da Unidade Demonstrativa de Forrageiras Irrigadas em sua propriedade.
Mais de R$ 2 milhões, sendo recursos da Seagri e da Codevasf, serão investidos em 60 hectares para implantar um Centro de Produção de Forragens em Pariconha, também na área do Canal do Sertão. “O plano de irrigação é mais uma ação da gestão de Teotonio Vilela Filho em busca de modificar a qualidade socioeconômica dos municípios, principalmente, do Sertão alagoano. O vice-governador Thomaz Nonô é um grande parceiro que direciona recursos do Fecoep neste programa, visando incentivar a utilização de áreas irrigadas para plantio de produtos em quantidade e com visão comercial”, destacou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.

Tags: