Geral

Projeto Farmácia Cidadã beneficia 115 maceioenses com medicamentos de alto custo

09/01/2014
Projeto Farmácia Cidadã beneficia 115 maceioenses com medicamentos de alto custo

Criado em agosto de 2013 pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o projeto Farmácia Cidadã beneficia 115 maceioenses com o serviço de entrega domiciliar de medicamentos de alto custo. Por meio dele, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que são idosos e têm problemas de locomoção recebem medicamentos excepcionais no conforto de suas residências.farmacia0
Com a iniciativa, que faz parte do Programa Alagoas Tem Pressa, o Governo do Estado ampliou o seu papel de gestor e regulador das ações de saúde, aumentando o acesso aos medicamentos de dispensação excepcional. A distribuição dos medicamentos ocorre por meio da Farmácia de Medicamentos Excepcionais de Alagoas (Farmex), que possui um elenco de 160 medicamentos para atender 33 patologias.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, o Projeto Farmácia Cidadã representa um marco histórico para usuários de medicamentos de alto custo de Alagoas. “Com foco na efetiva descentralização das ações e dos recursos financeiros da Assistência Farmacêutica, afirmamos nosso compromisso permanente de resgate da cidadania do alagoano e da garantia de direitos básicos, norteados pelos princípios balizadores do SUS”, afirmou.
Pacientes com Alzheimer, Parkinson e esquizofrenia também passaram a ser atendidos pelo Projeto Farmácia Cidadã. É o caso da dona de casa Juraci Novaes Lima, 86 anos, que há cinco anos foi diagnosticada com a doença de Alzheimer e coube à filha, Juremilda Novaes Lima, a responsabilidade de buscar o medicamento na Farmex.
“Desde o início do Projeto Farmácia Cidadã minha mãe foi beneficiada. Agora estou bem mais tranquila, porque entregam o medicamento no conforto de nossa residência, já que anteriormente tinha muita dificuldade em buscar o medicamento, pois não havia ninguém que ficasse cuidando dela”, recordou Juremilda.
Já a falta de equilíbrio e tremores provocados peça doença de Parkinson prejudicavam o deslocamento de Verônica Maria de Almeida Alves até a Farmex, onde o medicamento era disponibilizado. “Receber o medicamento em casa é uma ‘mão na roda’ e eu só tenho a agradecer pela iniciativa do Projeto Farmácia Cidadã, que é uma maravilha”, destacou.
Além das atividades de Assistência Farmacêutica, o Projeto Farmácia Cidadã realiza ainda um trabalho de acolhimento durante a primeira entrega, quando os profissionais explicam sobre a importância do tratamento. Eles também informam sobre a necessidade de retornar ao médico e também da renovação do cadastro, que deve ser feito a cada três meses, com a entrega de documentação à equipe que visita o paciente, sem que haja a necessidade de se deslocar até a Farmex.
De acordo com a diretora estadual de Assistência Farmacêutica, Erivanda Meireles, as doenças raras podem acarretar sérios danos, como a perda de qualidade de vida, incapacitação para o trabalho, redução da expectativa de vida e óbitos. “Para colaborar no tratamento desses pacientes, o Projeto Farmácia Cidadã, que é formado por uma equipe multidisciplinar, está percorrendo inicialmente os bairros de Maceió, realizando a entrega dos medicamentos, com base na humanização, agilidade e ênfase na qualidade no atendimento prestado aos usuários”, evidenciou.

Cadastro – Para se inscrever no Projeto Farmácia Cidadã, o paciente deve anteriormente realizar o cadastro na Farmex. Para isso, é necessário portar o cartão SUS, CPF, RG, comprovante de residência, exames que comprovem a patologia e a receita médica, com um laudo de solicitação, avaliação e autorização de medicamento. Posteriormente, será realizada a avaliação médica na Farmex. Os pacientes recebem o medicamento mensalmente e o laudo é válido por três meses, podendo ser renovado com a atualização do cadastro.