Cidades

Mais de 13 mil candidatos fazem provas da Educação

10/01/2014
Mais de 13 mil candidatos fazem provas da Educação

concursoeducacaoO concurso público da Secretaria de Estado da Educação (SEE) para a contratação de professores e secretários escolares será realizado neste domingo (12). Com duração de três horas e meia, as provas para os candidatos a secretários escolares serão aplicadas às 8h (horário local), enquanto as de professor serão realizadas no período da tarde, às 14h (horário local). Para verificar o seu local de prova, o candidato deve acessar o site do Cespe/UNB, a banca organizadora do concurso, pelo link http://www.cespe.unb.br/concursos/SEE_AL_13/ e informar os dados solicitados.
O concurso totalizou 13.609 inscritos, dos quais 12.419 concorrem às vagas de professor e 1.190 para a de secretário escolar. São ofertadas 1.745 vagas, das quais 1.730 são para professores e 15 para secretários escolares. A remuneração para professores será no valor de R$1.224,07, com carga de 20 horas semanais. Já os secretários escolares devem cumprir 40 horas semanais, com salário de R$ 2.448,15.
A secretária de Estado da Educação e do Esporte, Josicleide Moura, ressaltou a importância do concurso da Educação pela necessidade de ampliar o quadro de professores da rede pública estadual e consequentemente melhorar o ensino em Alagoas. “Vamos torcer para que os candidatos façam boa prova, que todos obtenham êxito e que venham futuramente fazer parte da nossa rede. Estamos confiantes de que o concurso vai nos atender e melhorar o ensino público em Alagoas; a nossa expectativa é a melhor possível”, destacou a secretária Josicleide, ao enfatizar que os candidatos aprovados que ficarão no cadastro de reserva serão convocados à medida que surgir demanda.
A perspectiva da SEE é que a convocação dos aprovados ocorra a partir de abril.

Orientações

O candidato deverá chegar ao seu local de prova com pelo menos uma hora de antecedência, portando apenas caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente), comprovante de inscrição (que pode ser emitido na página da Cespe) e documento de identidade original. Mais informações podem ser obtidas no edital do concurso, também disponível no site do Cespe/UNB.
George Paes, integrante da comissão organizadora do concurso, alerta os candidatos acerca dos horários das provas. “Para evitar problemas de deslocamento no dia do concurso, é importante que os candidatos saiam mais cedo de casa, visto que o trânsito estará mais intenso. Também é interessante que, um dia antes, ele conheça seu local de prova, além de ter uma boa alimentação, dormir cedo e controlar a ansiedade”, orienta.
Será eliminado do concurso público o candidato que, durante a realização das provas, for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, iPod®, gravadores, pendrive, mp3 player ou similar, qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens, bipe, notebook, palmtop, walkman®, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc., bem como relógio de qualquer espécie, qualquer recipiente, tais como garrafa de água e suco, que não seja fabricado com material transparente, óculos escuros, protetor auricular ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro, dentre outros, e, ainda, lápis, lapiseira/grafite, marca-texto e (ou) borracha.

A prova

A prova objetiva constará de 120 questões para professor, sendo 40 de conhecimentos básicos, 30 de conhecimentos complementares e 50 de conhecimentos específicos, enquanto a prova do secretário escolar constará de 120 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. O candidato deve ter prudência na hora de preencher a folha de questões, uma vez que uma questão errada elimina uma certa.