Geral

Com hotéis lotados, Alagoas é destino preferido na alta temporada

13/01/2014
Com hotéis lotados, Alagoas é destino preferido na alta temporada
Leonardo e Monique elogiam belezas e opções variadas que o Estado oferece

Leonardo e Monique elogiam belezas e opções variadas que o Estado oferece

Finalmente é chegado o verão. Nessa época de férias, sol a pino e praia, Alagoas tornou-se um dos destinos turísticos preferidos no país com suas belezas naturais encantadoras. Suas praias já são referência em todo o país e, nas últimas semanas, estão lotadas de turistas que buscam descanso e diversão nesse período.
Até o fim de janeiro, época conhecida como “alta temporada”, Alagoas terá 80% de ocupação turística nos hotéis. Depois desse período, começa a “boa temporada”, com o Carnaval, que atrai turistas que buscam descansar nos quatro dias de folia.
Este ano a demanda aponta para um melhor desempenho devido à Copa do Mundo no Brasil, que terá o Estado como sub-sede do maior e mais importante torneio de futebol do mundo.
“A temporada está sendo muito boa, graças à divulgação do Estado em todo Brasil. Por conta do alto valor das passagens aéreas, tivemos uma pequena queda em relação ao esperado. Mas a Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), em parceria com o Governo, ainda conseguiu convencer as linhas aéreas a abaixarem um pouco as tarifas. Nossa ocupação na alta temporada é de 80%, e nosso público, em sua maioria, famílias com crianças, que buscam tranquilidade nesse período de férias”, explica o hoteleiro Mauro Vasconcelos.
Segundo Vasconcelos, o fim das férias esse ano foi um pouco antecipada por causa da Copa. “Nosso receio é que as passagens aéreas pra Alagoas estejam no mesmo valor dos estados-sedes. Isso atrapalha um pouco a vinda dos turistas, mas vamos fazer o possível para que tenhamos um valor diferenciado”, diz.
No ano passado, Maceió ganhou o título de “Capital do Réveillon” por causa das mega-festas com artistas nacionais e locais, que atraíram turistas de todo o Brasil. Outro grande foco turístico nesta época do ano é a praia de São Miguel dos Milagres, sede de um dos maiores Réveillons do Brasil. “Essas divulgações não só aumentam nosso turismo local, mas também gera emprego e renda para o Estado, a maior ação social que um Governo pode fazer”, afirma o empresário.

Diversão na orla
A orla da Capital, reconhecida como uma das mais bonitas do Brasil, está literalmente fervendo nestas primeiras semanas de 2014 com barracas de praia para todos os gostos e um extenso cardápio gastronômico. Aqueles que preferem a prática de esportes encontram empresas especializadas na locação de Stand Up Paddle (SUP). “Alugamos o SUP e ficamos encantados com a água cristalina e tranquila. Já é a segunda vez que venho para esse trecho da orla. Mas o mais sensacional é poder desfrutar do pôr do sol dentro do mar. É incrível!”, disse o turista de Goiânia, Marlos Soares.
O casal de turistas Leonardo e Monique Simões, de Belo Horizonte, também escolheu Maceió para passar uma semana de férias com seus filhos.
“Viemos em 1999 e agora estamos retornando com nossos filhos. Vimos mudanças na cidade, como a melhoria da orla, que é fantástica. Estamos adorando a culinária local: os restaurantes são realmente deliciosos. Já fomos à Maragogi, Foz do São Francisco e pretendemos ir à praia do Gunga. Nossos filhos também estão amando, não saem do mar um segundo”, disse o casal.
O trabalho do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), ganhou visibilidade nacional pela divulgação de Alagoas nas mídias especializadas como um dos destinos mais procurados do Brasil.
“Não trabalhamos apenas na alta temporada, mas durante todo o ano, pois não temos período de baixa. Nossa estratégia é focada no mercado: tendo uma relação próxima com as agências de turismo, agentes de viagem, imprensa especializada e público final. Participamos de eventos nacionais, estruturamos eventos aqui no Estado, trazemos agentes e jornalistas para conhecer de perto o que oferecemos, até conseguir nosso foco, que é o próprio turista. Ano passado, participamos de 80 eventos nacionais e trouxemos 800 agentes de viagem, além de estarmos sempre nas revistas de bordo das maiores companhias aéreas do País”, argumenta a secretária de Turismo, Daniellle Novis.
Alagoas oferece uma grande variedade de passeios turísticos, com praias e lagoas. O litoral Norte do Estado é conhecido pelas águas cristalinas e beleza paradisíaca, como São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Japaratinga, Maragogi, entre outros. O litoral Sul, além das praias da Barra de São Miguel, Marechal Deodoro (Francês), Coruripe, entre outros, ainda abriga as lagoas com paisagens incríveis. Os roteiros turísticos ainda oferecem ao visitante opções como a Serra da Barriga e as cidades do Baixo São Francisco.