Cidades

Casal adota medidas para reforçar abastecimento nas cidades litorâneas

06/01/2014
Casal adota medidas para reforçar abastecimento nas cidades litorâneas

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) está adotando uma série de medidas para assegurar o abastecimento de água nas cidades litorâneas durante o verão e o período de Carnaval, quando o consumo aumenta em decorrência do fluxo turístico. Perfuração e reativação de poços, aquisição e substituição de equipamentos estão entre as providências de curto prazo, que já começaram a ser adotadas.
“Não estamos medindo esforços para que a população seja bem abastecida e possa aproveitar da melhor forma possível as belezas das nossas cidades balneárias”, afirmou o vice-presidente de Gestão Operacional, Carlos Figueiredo, que reuniu nesta segunda-feira (6) sua equipe técnica, inclusive com a presença de gerentes de Unidades de Negócio do interior, para traçar estratégias visando aumentar a oferta de água, não apenas nas cidades balneárias, mas também na capital.

Maragogi

Maragogi2.jpgAlém das medidas de curto prazo, a companhia também agiliza os projetos de médio e longo prazos, de modo a sanar, de maneira definitiva, problemas de abastecimento, como é o caso de Maragogi. Nesta cidade, um dos poços foi desativado devido à salinização da água, enquanto a produção de outro poço foi reduzida abruptamente. Para equilibrar o abastecimento, principalmente no distrito de Barra Grande, onde a carência de água é maior, a Casal está substituindo equipamentos para aumentar a produção de água e providenciando a perfuração de novo poço, conforme revelou o gerente da Unidade de Negócio Leste, Judiron Pena.
A solução definitiva para a carência de água em Maragogi é o projeto que prevê a utilização de manancial de superfície. Esse projeto, que deverá ser concluído nos próximos 60 dias, inclui captação no rio Cachoeira, estação de tratamento e adutora, devendo atender plenamente tanto a Maragogi, quanto a Japaratinga.

Japaratinga

Enquanto não recebe água do rio Cachoeira, esta cidade é abastecida por poços. A situação atual é confortável, pois, no verão passado, a Casal perfurou e pôs em operação um novo poço, que reforçou e mantém o abastecimento regular da cidade.

Porto de Pedras

Para suprir a produção de água, que atualmente é insuficiente, a Casal está adquirindo novas bombas e contratando estudo geológico com vistas à perfuração de novo poço.

Barra de São Miguel

O abastecimento desta cidade vem sendo realizado de forma regular. No entanto, para atender com mais segurança ao crescente fluxo turístico, principalmente durante o período de Carnaval, a Casal está providenciando a aquisição de registros para setorização com vistas à melhoria do abastecimento, e a manutenção preventiva de equipamentos-reserva.

Paripueira

O abastecimento é regular nesta cidade, exceto na rua da Goiaba. Neste local, foi detectado problema na rede de distribuição de água. Para resolvê-lo a Casal vai fazer uma ação específica com serviços de jateamento na rede e de manutenção no poço que abastece a área. Para reforçar o abastecimento de toda a cidade, a companhia vai utilizar um poço-reserva durante o Carnaval.

Piaçabuçu

Esta cidade está atualmente com o abastecimento regular, exceto no bairro Paciência. Para atender de forma mais segura ao consumo, a Casal vai utilizar equipamento-reserva na captação e aumentar a fiscalização para conter as ligações de água clandestina.

Maceió

Para reforçar o abastecimento, vários poços que estavam fora de operação vão ser reativados. Essa providência inclui poços do Farol, de Bebedouro, do conjunto Benedito Bentes e da bateria do Bolão.