Política

Benedito de Lira deve ser candidato de Teotonio ao governo

08/01/2014
Benedito de Lira deve ser candidato de Teotonio ao governo
Biu deve ser candidato de Teotonio

Biu deve ser candidato de Teotonio

Em reuniões fechadas na capital do Estado, integrantes do grupo do Governo do Estado e dirigentes de partidos aliados estão discutindo em portas fechadas na capital do Estado os nomes para o Governo do Estado e Senado além dos respectivos vices e suplentes.
Até o presente, nada foi definido ou divulgado oficialmente apenas especulações e suposições em torno dos nomes. Como sempre acontece no Brasil às definições só depois do Carnaval, até lá muita água vai correr debaixo da ponte.
O nome do senador Benedito de Lira (PP) que tem o mandato no Senado até 31 de janeiro de 2015 é um dos fortes para ser o candidato apoiado pelo governador Teotonio Vilela Filho (PSDB). O PSDB tem a condição favorável de indicar o vice que poderá sair de Arapiraca, pela sua condição de segundo colégio eleitoral do Estado.
Os nomes do secretário de Estado da Articulação Política Rogério Teófilo e do empresário e ex-deputado estadual Marcelino Alexandre entram nas discussões para indicação de vice-governador.
Ambos possuem excelente currículo político, no entanto, Rogério Teófilo soma mais pontos, ex-deputado estadual por três legislaturas, ex-deputado federal e, em 2012 na disputa pela Prefeitura de Arapiraca com Célia Rocha (PTB) bateu na trave obtendo 40.363 votos contra 46.117 de Célia Rocha.
O senador Benedito de Lira com 71 anos natural do município de Junqueiro, tem como primeiro suplente no Senado, José Givago Raposo Tenório, o empresário não é conhecido no cenário político, é ligado por fortes laços de amizade com o governador Teotonio Vilela Filho. Se eleito, Benedito de Lira para o Governo seu primeiro suplente assume o mandato no Senado até 31 de janeiro de 2015.
Para o Senado o nome do vice-governador José Thomas Nono (DEM) é forte no grupo situacionista para enfrentar o senador Fernando Collor (PTB) e a vereadora por Maceió Heloisa Helena (Psol) mas outros nomes estão na disputa para indicação a exemplo do deputado federal Givaldo Carimbão (PROS) e Alexandre Toledo (PSB).
Na outro lado, está sendo articulado o nome do deputado federal Renan Filho (PMDB) para o governo tendo como vice o ex-prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PDT).