Cidades

Adutora da Bacia Leiteira é ampliada para 19 cidades

17/01/2014
Adutora da Bacia Leiteira é ampliada para 19 cidades

   Assinatura Ordem de Servi Os dias de rodízio de água na região da Bacia Leiteira estão com os dias contados. A ordem de serviço para reforçar e ampliar a adutora da região foi assinada nesta quinta-feira (16) pelo governador Teotonio Vilela Filho, ao lado do vice-governador José Thomaz Nonô e do secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman.
Na primeira etapa da ampliação, serão implantados 90 quilômetros de rede adutora e construídas três estações elevatórias. O evento que autorizou o início das obras foi realizado em Olho D’Água das Flores.
Wilma de Souza, de 30 anos, dona de uma padaria no município, comemorou o reforço da adutora. “Com o fim do rodízio de água tudo vai melhorar. Isso vai gerar emprego, melhorar o nosso negócio e melhorar até a nossa saúde”, falou Wilma.
O governador Teotonio Vilela Filho ressaltou os esforços do Estado para ampliar o abastecimento de água em Alagoas. “Esta adutora vai garantir o abastecimento contínuo de água para mais de 200 mil pessoas de 19 municípios integrantes do sistema adutor. Água significa saúde e desenvolvimento da região e com esta obra teremos isto”, afirmou o governador.
O secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, lembrou que esta não é uma obra isolada da pasta. “Além da Bacia Leiteira, estamos com obras em mais duas adutoras, do Agreste e do Alto Sertão, para garantir água de qualidade para um milhão de alagoanos de 37 cidades e 350 povoados do semiárido”, disse Fireman.
A ampliação da adutora resolverá o problema da falta de água em Olho D’Água das Flores, Palestina, São José da Tapera, Carneiros, Senador Rui Palmeira, Monteirópolis, Jacaré dos Homens, Batalha, Major Izidoro, Jaramataia, Belo Monte, Olivença, Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, Maravilha, Ouro Branco, Dois Riachos, Cacimbinhas e na zona rural de Pão de Açúcar.
Cerca de R$ 50 milhões serão investidos na obra, recursos conquistados pelo Governo do Estado no Ministério da Integração Nacional. Quando estiver concluída, a adutora da Bacia Leiteira também será interligada ao Canal do Sertão, ampliando ainda mais o acesso à água tratada no semiárido alagoano.
Também participaram do evento o senador Benedito de Lira, a prefeita de Olho D’Água das Flores, Ester Damasceno, o secretário municipal de infraestrutura, Mauro Fernandes, o deputado estadual Inácio Loiola, os deputados federais Alexandre Toledo e Givaldo Carimbão, o vice-presidente da AMA, Jorge Dantas, e o secretário adjunto de Política de Habitação e Saneamento da Seinfra, Adalberon Alves dos Santos.