Geral

Adoniran Barbosa é homenageado no Aplauso

18/01/2014
Adoniran Barbosa é homenageado no Aplauso

    Neste domingo (19), às 10 horas na Rádio Educativa FM, o Aplauso inicia sua retrospectiva exibindo o especial com Adoniran Barbosa, relembrando a trajetória do autor de “Trem das Onze” e destacando algumas de suas composições e momentos importantes de sua carreira. O programa vai ao ar também na sexta (17), das 16 às 18 horas, pela Rádio Difusora de Alagoas.adoniran-barbosa1
Considerado o Mestre do samba paulista, Adoniran produziu uma das mais originais obras da música popular brasileira, chegando a ser apelidado de “Noel Rosa Paulistano”. Aliás, os apelidos que colecionou eram uma de suas peculiaridades, que a cada situação o transformava em um novo personagem de uma nova circunstância. O nome de batismo do cantor era João Rubinato. Ele nasceu em 06 de agosto de 1910, em Valinhos, São Paulo.
O genial compositor retratou em suas canções o cotidiano da população urbana de São Paulo. E não usou subterfúgios, através de suas músicas, cantou passagens da vida sofrida e miserável dos paulistanos, mas sempre com bom humor. A música “Iracema”, por exemplo, nasceu de uma notícia de jornal que falava sobre uma mulher atropelada na Avenida São João.
Como os grandes compositores de sua época, era dado a boemia e a vida desregrada. Nasceu e morreu pobre. O dinheiro que ganhou com suas composições era todo gasto como os amigos, seja para ajudá-los ou para comemorar o seu sucesso. Era nos botecos, cercado por amigos, que Adoniran compunha suas canções, movido pelo combustível da realidade.
No programa deste domingo, os ouvintes vão poder comprovar que Adoniram não estava brincando quando comentava “Eu nasci querendo fazer samba”. No repertório, os clássicos “Iracema”, “Saudosa Maloca”, “Prova de Carinho”, “Já Fui Uma Brasa”, “Joga a Chave”, “Tiro ao Álvaro”, “As Mariposas”, “Trem das Onze”, dentre outras.