Cidades

Técnicos do IMA orientam sobre cuidados nas piscinas naturais da Pajuçara

16/12/2013
Técnicos do IMA orientam sobre cuidados nas piscinas naturais da Pajuçara

    A equipe do Instituto do Meio Ambiente (IMA) esteve no domingo (15) nas piscinas naturais da Pajuçara para orientar banhistas e jangadeiros sobre cuidados que devem ser tomados para a preservação do local. O projeto Conduta Consciente em Ambientes Recifais é intensificado com a aproximação do verão e aumento do número de visitantes.IMAduranteacao
A atividade será repetida nos dias 4, 8, 18 e 31 de janeiro, e no dia 1º de fevereiro. O diretor técnico do IMA, Ricardo César, destacou a importância da realização das atividades de conscientização. “Deve ser conversado com o Conselho Gestor das piscinas para que sejam feitas mais ações educativas que sensibilizem, principalmente, os jangadeiros sobre a importância dos cuidados para a preservação da biodiversidade existente”, ressaltou.
Durante a ação, foram verificados alguns problemas como o atracamento das embarcações sobre as pedras e a entrega de ração para os banhistas atraírem os peixes. “O Instituto fez um trabalho de sinalização e ordenamento da área de atracação, com a colocação de poitas, indicadas por boias, e cordas que servem para que as jangadas sejam amarradas, mas constatamos que há pessoas que não respeitam. Conversamos e eles passaram a colocar as jangadas no local certo, mas isso não pode ser apenas quando estamos com nossa equipe presente”, argumentou o diretor-presidente do Instituto, Adriano Augusto.
A equipe do IMA também recolheu alguns saquinhos com ração dada para atrair os peixes. “Esse é um dos mais belos cartões postais que temos. Precisamos fazer o possível para que continue assim, primeiro pela riqueza da biodiversidade que apresenta e depois porque é garantia de sustento para diversas pessoas”, disse.
O projeto Conduta Consciente é desenvolvido por meio de técnicos do setor de Gerenciamento Costeiro (Gerco). A equipe aborda os banhistas e orientam sobre locais corretos para atracação de embarcações e atitudes que devem ser evitadas, tais como jogar lixo no mar, quebrar e arrancar os recifes de corais, alimentar os peixes e retirar conchas e outros organismos marinhos como souvenir.