Geral

Sonora Brasil promove mais uma etapa em Arapiraca nesta terça-feira

01/12/2013
Sonora Brasil promove mais uma etapa em Arapiraca nesta terça-feira
Sonora Brasil, nesta terça em Arapiraca

Sonora Brasil, nesta terça em Arapiraca

O Sesc Arapiraca receberá nesta terça-feira, 03 de dezembro, a música que apresenta manifestações da tradição do samba rural da Bahia com o grupo Raízes do Samba de Tocos, pelo Projeto Sonora Brasil. A apresentação acontece às 19h e tem entrada franca.
Originado no município de Antônio Cardoso, interior da Bahia, o grupo mantém viva a tradição da manifestação do samba de roda. Sob a liderança do Mestre Satu, o grupo baiano “Raízes do Samba de Tocos” é formado por tocadores e cantadeiras/sambadeiras que cantam acompanhados com tambores de oca de pau, pandeiros, triângulo e viola. O grupo se apresenta em eventos geralmente de caráter profano e festividades religiosas, principalmente as ligadas a São Cosme e São Damião.
Os integrantes, em sua maioria, são camponeses que vivem na região da antiga fazendo de Tocos, a 30 km de Feira de Santana (BA), tendo como principal atividade econômica a produção agrícola, especialmente o fumo, o milho e o feijão.

Sobre o Sonora Brasil
Idealizado pelo Departamento Nacional do Sesc, o projeto “Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais” desenvolve programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, e consolida-se como o maior projeto de circulação musical do país, difundindo o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial.
O principal objetivo do projeto é despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música. Dessa maneira, o Sonora Brasil incentiva novas práticas e hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, valorizando a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.
Em 2013, o primeiro tema (“Tambores e Batuques” – com foco nas manifestações da tradição oral presentes em comunidades quilombolas, que têm o tambor como um elemento fundamental) circula pelos estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
O segundo (“Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea” – que traz à tona a força deste compositor relevante para o desenvolvimento da música no Brasil), segue pelos estados das regiões Sul e Sudeste.
Nesta primeira etapa, os oito grupos musicais realizarão 450 concertos, em 128 cidades brasileiras. E, em 2014, procede-se a inversão dos temas para que concluam o circuito nacional.
SERVIÇO
Arapiraca
Sonora Brasil – Tambores e Batuques (4ª etapa)
Grupo: Raízes do Samba de Tocos (BA)
Data: terça-feira, 03 de dezembro
Local: Sesc Arapiraca (Rua Manoel Cazuza, s/n, Santa Edwiges, Arapiraca – AL)
Horário: às 19h
Entrada franca
Informações: (82) 3482-2400/ 3482-2402