Geral

SEE promove III Encontro de Trabalho para construção do Referencial Curricular

03/12/2013
SEE promove III Encontro de Trabalho para construção do Referencial Curricular

Teve início na manhã desta segunda-feira (2) o III Encontro de Trabalho para construção do Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino de Alagoas. O evento, que está sendo realizado no Centro de Formação Ib Gatto Falcão (Cenfor), reuniu cerca de 250 professores das 15 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). A programação ainda envolve atividades nesta terça (3) e quarta-feira (4).programacaodoencontro
Os educadores convidados a participar do Encontro atuam na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e nas cinco áreas do conhecimento: Linguagem, Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e Ensino Religioso.
O Referencial Curricular se constitui em um documento indispensável à melhoria da prática pedagógica das escolas da rede estadual, de modo que o objetivo maior da ação é garantir a participação efetiva dos professores na reorganização dessas ações.
De acordo com a gerente de Organização do Currículo Escolar, Maria Vilma da Silva, o projeto inicial previu a realização de três encontros presenciais com a participação dos educadores. O primeiro deles teve a intenção de sistematizar o conhecimento escolar relacionado aos campos componentes curriculares, já o segundo teve como mote a sistematização de cada área do conhecimento e o atual, objetiva a sistematização das orientações didático-metodológicas para o desenvolvimento da prática pedagógica.
“A construção de todo o referencial curricular conta com a ampla participação dos professores na sistematização do documento, até sua finalização e publicação”, explica a gerente. “O que nós queremos é que todo esse esforço conjunto se converta na melhoria da qualidade do ensino e que reflita nos resultados da aprendizagem dos alunos”, destaca Vilma.
Durante a manhã, os participantes ainda assistiram à palestra “A prática pedagógica organizada a partir dos eixos pesquisa e letramentos”, conduzida pelo Prof. Dr, Sérgio Ifa, e à palestra “Modalidades organizativas da prática pedagógica”, conduzida pelo Prof. Msc. Ricardo Lisboa. Os dois dias de evento que seguem servirão para dar continuidade às oficinas de construção do Referencial.