Cidades

Procissão de Nossa Senhora da Conceição reúne centenas de fiéis em Limoeiro de Anadia

10/12/2013
Procissão de Nossa Senhora da Conceição reúne centenas de fiéis em Limoeiro de Anadia

    As ruas da cidade de Limoeiro de Anadia ficaram pequenas no último domingo (8), para receber o número de fiéis que participaram da procissão de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município. As festividades em alusão à santa foram iniciadas no dia 29 de novembro, com a tradicional procissão do mastro, novena, quermesse, missas e a presença de um parque de diversões, montado no centro da cidade.festadapadroeira
O prefeito Marlan Ferreira (PP) e a primeira-dama Eloísa Ferreira participaram da procissão ao lado de vereadores, secretários municipais, autoridades religiosas e a população em geral. Antes da procissão, o bispo diocesano de Penedo, Dom Valério Breda, e o padre Marlúcio, pároco local, celebraram uma missa na Praça de Eventos, que também ficou totalmente lotada.
A programação do último dia de festa foi iniciada logo cedo, com a Oração de Laudes. Em seguida foi oferecido aos fiéis o Café da Manhã com Maria. Ao meio dia, Oração do Angelus e às 15 horas, Terço do Divino Misericordioso.
A festa da padroeira foi resgatada no ano de 2009, no primeiro ano de mandato do prefeito Marlan Ferreira. Até aquele ano, a festa religiosa mais tradicional do município era a do co-padroeiro São Sebastião, que continua acontecendo no mês de janeiro. “Estou feliz em ver esse mar de gente participando da procissão de nossa padroeira. A cada ano, o número de pessoas aumenta e isso demonstra o amor e a adoração que os limoeirenses têm por Nossa Senhora”, frisou o padre Marlúcio.
Na procissão, um andor com a imagem da padroeira foi carregado pelas principais ruas da cidade, saindo da porta da igreja, subindo até o Alto do Cruzeiro, contornando a praça do INSS e retornando ao ponto de partida. Com um peso aproximado de 300 quilos, o andor foi carregado nos ombros de autoridades e pessoas anônimas, que se revezaram durante todo o trajeto.
“Sou devota de Nossa Senhora da Conceição e estou muito feliz em poder estar aqui prestigiando esta festa e vendo a quantidade de pessoas presentes”, frisou a dona-de-casa Maria Aparecida dos Santos.
A primeira-dama Eloísa Ferreira também subiu e desceu as ladeiras de Limoeiro acompanhando a procissão da padroeira e demonstrou sua satisfação diante daquela demonstração coletiva de fé e adoração. “É muito bom ver a participação maciça das pessoas, uma vez que o costume sempre foi a festa de São Sebastião, em janeiro. Hoje, a festa de Nossa Senhora da Conceição já faz parte do calendário religioso e cultural do município”, disse Eloísa.
As festividades alusivas a Nossa Senhora da Conceição contam com o apoio da Prefeitura de Limoeiro de Anadia, Câmara de Vereadores e a comunidade católica local. “Nosso papel enquanto gestor é continuar apoiando eventos como este, que trazem luz e um pouco mais de humanidade para as pessoas, que andam aflitas com as conturbações do mundo. Estou orgulhoso e feliz com a demonstração de fé do meu povo limoeirense”, disse o prefeito Marlan Ferreira.

Tags: