Cidades

Povoado Quitunde recebe telecentro do Governo de Alagoas

12/12/2013
Povoado Quitunde recebe telecentro do Governo de Alagoas

    O povoado Quitunde I, localizado no município de São Luiz do Quitunde,recebeu, na quinta-feira (12) do Governo de Alagoas, um telecentro equipado com 11 computadores, impressora e mobília. O telecentro vai atender às 700 famílias do povoado, dando acesso gratuito a internet e cursos de informática básica. A Associação dos Moradores e Amigos do Povoado Quitunde é a responsável pela manutenção do telecentro. O local é ponto para as famílias que são atendidas pelo programa do leite, do Governo do Estado, que é distribuído três vezes por semana na região e atende 3,5 mil famílias, e também do Projovem, que atende cerca de 120 jovens com aulas socioeducativas.projeto8
Ao lado da Associação também funciona a escola municipal Monteiro Lobato, onde José Marcondes Modesto, 10 anos, estuda. Marcondes explica que na escola não tem sala de informática e que o telecentro vai ajudar principalmente nos trabalhos. “Antes eu tinha que ir para uma Lan House, agora vou aprender, fazer trabalhos da escola e usar a internet aqui”, ressaltou.
O orientador Social e oficineiro de cultura, Cleberson dos Santos,explicou que o Telecentro vai ser uma excelente oportunidade para retirar jovens que, por conta do ócio, acabam nas ruas utilizando drogas. “O telecentro vai beneficiar principalmente os jovens da comunidade que vão trocar as ruas pelo computador. Será um auxílio também para as nossas aulas do Projovem, onde trabalhamos temas sociais, sobre drogas, sexualidade e violência”, comenta.
Durante a cerimônia de inauguração – que contou com a participação do presidente da associação, Luiz Carlos, com o Vice Prefeito de São Luiz, Gilson Lima, com o assessor especial do Governo de Alagoas, Jorge George Nascimento, com o diretor-presidente do Itec, Alyson Oliveira e com diversos vereadores – foram ressaltadas as ações do  Governo de Alagoas na região.
O diretor-presidente do Itec, Alyson Oliveira, frisou que todos os programas que foram lembrados, como o do leite, estradas e carros do conselho tutelar, foram distribuídos pelo Governo sem distinção aos municípios, assim como os telecentros do Programa Alagoano de Inclusão Digital.
“O programa já conta com 43 telecentros, espaços de conhecimento e informação para as comunidades, distribuídos em 27 municípios. É importante ressaltar que o Digitalagoas foi concebido com verba do Fundo Nacional de Erradicação à Pobreza (Fecoep), coordenado pelo governador em exercício, José Thomaz Nonô”, conclui Alyson.

Tags: