Cidades

Maragogi aposta no turismo de aventura

16/12/2013
Maragogi aposta no turismo de aventura

    A Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com o Sebrae Alagoas e o Arranjo Produtivo Local (APL) Costa dos Corais, desenvolve uma nova proposta turística para Maragogi: a Trilha do Visgueiro. A nova rota, localizada no assentamento Água Fria, é uma ótima opção de turismo de aventura.
maragogi  A rota dura em média duas horas e percorre um pedaço de um paraíso pouco conhecido da Mata Atlântica. O curioso nome vem de uma árvore frondosa e centenária, localizada no final da trilha, com cerca de 100 metros de altura.
O Ministério do Turismo selecionou a Trilha do Visgueiro para ser uma das 25 Rotas da Copa, em 2014, por meio do projeto Talentos do Brasil Rural, do Ministério do Turismo (Mtur).
A inscrição no projeto foi realizada pela Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro), que enxergou no percurso uma forma de incluir os agricultores familiares no contexto econômico da região.
“O trabalho pela trilha já existia e a Coopeagro avalia esse reconhecimento como atenção e inclusão dos agricultores familiares, que terão seus jovens qualificados e melhores condições de receber os turistas”, destaca a educadora da cooperativa, Irmã Miriam Zendron.
O Sebrae Alagoas está desenvolvendo um trabalho minucioso com o objetivo de gerar outro olhar para o desenvolvimento econômico dos moradores da região. Neste caso, o turismo de aventura. Para sentir quais as necessidades do turista, técnicos percorreram a trilha e já identificaram os pontos que precisam de uma atenção maior.
“Quem já mergulhou nas piscinas naturais de Maragogi, não imagina que o município possui tantas belezas além do sol e praia. Para muitos, a trilha é um roteiro novo, que precisa ser formatado e ser bem qualificado para atender as necessidades dos turistas, principalmente os estrangeiros”, disse a interlocutora da Setur na região Costa dos Corais, Thereza Dantas.