Cidades

Governo vai construir em Atalaia quadra poliesportiva no Assentamento Ouricuri

20/12/2013
Governo vai construir em Atalaia quadra poliesportiva no Assentamento Ouricuri

A Secretaria de Estado da Articulação Social (Seas) viabilizou uma parceria entre o governo do Estado e o governo federal para a construção de uma quadra poliesportiva na área comunitária do Projeto de Assentamento Oricuri, zona rural de Alagoas. O terreno foi cedido, nessa quarta-feira (18), pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).reuniaocomrepreMSTeSEE
A reunião foi realizada pelo órgão com a presença da superintendente Lenilda Lima, do coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), José Roberto, da secretária de Estado da Educação e do Esporte (SEE), Josicleide Moura e do secretário da Seas, Claudionor Araújo.
“Essa era uma reivindicação antiga do MST e a obra vai coroar uma demanda, uma luta. No local, o governo do Estado vai construir uma quadra com estrutura para variadas modalidades de esporte. A construção fica por conta da Educação e a ação beneficiará os assentados com a prática de esportes, cultura e lazer”, destacou Claudionor.
Mas o governo trabalha na construção de mais quadras. Segundo a gestora da Educação, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) autorizou a construção de 91 quadras (pré-requisito para escola em tempo integral) em escolas alagoanas, sendo que 31 já estão licitadas.
Segundo Lenilda, a reforma agrária tem que ser vista como um processo de inclusão social e de cidadania e não apenas como a simples doação de terras. “O assentado deve ter direito à saúde, educação. Aos assentados têm que chegar também a cultura e o esporte. É importante para nós, para o MST e para a juventude”, destacou.
Na ocasião, o secretário Claudionor Araújo lembrou que esta obra, em particular, tem um valor sentimental para ele, natural de Atalaia. “Foi onde eu nasci e a Usina Oricuri o lugar onde trabalhei como operário”, afirmou. Também estiveram presentes a reunião, Micheline Vilela Toledo, da Superintendência dos Movimentos Populares da Seas; a chefe da Divisão de Desenvolvimento do Incra, Alessandra Costa e técnicos do órgão.