Cidades

Governo garante recursos para a Saúde em São Miguel

16/12/2013
Governo garante recursos para a Saúde em São Miguel

    Os moradores de São Miguel dos Campos e municípios circunvizinhos, em breve, não vão precisar mais se deslocar para Maceió ou Arapiraca para realização de tomografia computadorizada ou para assistência aos recém-nascidos. Para garantir esses cuidados especiais, o governador Teotonio Vilela Filho assinou, nesta segunda-feira (16), o termo de compromisso que repassa R$ 701 mil em recursos para a Santa Casa de São Miguel dos Campos.governadorassinatermopsantacasa
Por meio desse investimento, o governo do Estado contribui para a implantação do serviço de tomografia computadorizada e para reforma e ampliação das Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) e Terapia Intensiva (UTI), cujos leitos passarão de cinco para 14.
O governador Teotonio Vilela Filho defendeu que, a partir desse repasse estadual, o fluxo de pacientes nos hospitais e maternidades de Maceió, como o Hospital Geral do Estado (HGE) e Maternidade Escola Santa Mônica, vai diminuir, porque os pacientes irão ser atendidos mais próximos de suas casas.
“Os moradores de São Miguel dos Campos e dos municípios que integram a 5a região de saúde vão ter garantidos o conforto e a tranquilidade do atendimento especializado bem perto de seus municípios e até de suas casas. Além desse benefício, esse investimento vai contribuir para desafogar as unidades de saúde da capital, contribuindo assim para a organização da saúde em todo o Estado”, discursou o governador.
Teotonio Vilela Filho ressaltou ainda que essas ações vão diminuir o sofrimento das pessoas, das quais a vida agora passa a ser assegurada, com os cuidados em saúde provenientes da dedicação e desprendimento do hospital filantrópico que cresce em qualidade e resolutividade para toda região.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, os serviços prestados à comunidade e região são exemplo para fortalecer a regionalização da saúde. “Esse trabalho é referência para otimizar a gestão da saúde, por resolver casos na própria localidade, sem precisar que o paciente se desloque para outra região”, explicou Villas Bôas.
O diretor administrativo da Santa Casa de São Miguel dos Campos, Jairo Clementino, disse que o serviço de tomografia computadorizada será o primeiro do município e a ampliação dos leitos de UCI e UTI Neonatais vai ajudar na redução dos índices de mortalidade infantil na região.
“Os leitos destinados aos recém-nascidos vão contar com recursos do Programa de Implementação da Rede de Atenção Materno-Infantil de Alagoas e o aparelho de tomografia computadorizada tem ainda recursos da emenda parlamentar no valor de R$ 355 mil, de autoria do deputado federal Givaldo Carimbão”, explicou o diretor administrativo.
Jairo Clementino agradeceu a dedicação do governo do Estado, que entendeu a Santa Casa como um hospital resolutivo. “Nenhum governo ajudou tanto os hospitais filantrópicos de Alagoas como o de Teotonio Vilela Filho”, contou.
Ainda segundo o diretor administrativo, a Santa Casa honra os compromissos e está crescendo na prestação do bom atendimento à população, a exemplo do atendimento na urgência, que em 10 meses realizou 45 mil atendimentos, dos quais 87% foram de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ainda durante a solenidade, o governador participou da inauguração da Clínica de Nefrologia, com capacidade para atender 120 pacientes, e o Laboratório de Análises Clínicas, que irá oferecer exames patológicos com qualidade, agilidade e eficiência.
Ainda participaram da solenidade o presidente do Conselho de Mordomos da Santa Casa, José Edmundo Matias; José Gerônimo Silva, provedor da Santa Casa de São Miguel dos Campos; Sival Clemente, secretário de Saúde do município; Givaldo Carimbão, deputado federal; George Clemente, prefeito; e Pedro Ricardo, o Pedoca, vice-prefeito da cidade.