Cidades

Festa do Suco de Laranja Lima é realizada em Santana do Mundaú

17/12/2013
Festa do Suco de Laranja Lima é realizada em Santana do Mundaú

O Festival da Laranja Lima será realizado nesta quarta-feira (18), em Santana do Mundaú. A finalidade do evento é mostrar a produtividade da região e comemorar a abertura da 1ª Fábrica de Suco de Laranja Lima de Alagoas. Na programação, está também a entrega de um caminhão pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), fruto de um convênio entre a instituição e o MDA.laranjavalemundau
O caminhão irá beneficiar os agricultores da Cooperativa de Produtores de Laranja Lima do Vale do Mundaú (Cooplal). De acordo com o presidente da Cooplal, Antônio Carlos, a fábrica é fruto de recursos próprios, mas sem o incentivo do Governo do Estado, por meio do Arranjo Produtivo Local (APL) Fruticultura no Vale do Mundaú, e de secretarias como a Seagri e a Seplande não conseguiriam.
“Recebemos o apoio do Governo em nossas ações. A Seagri, por exemplo, nos liberou equipamentos e veículos para que pudéssemos fortalecer a nossa produção e melhorar a logística do nosso trabalho. Então sem estes parceiros, sem o APL, não conseguiríamos chegar até aqui”, disse Antônio Carlos.
A região do Vale do Mundaú conta com mais de 2.500 produtores que produzem mais de 1 bilhão de laranjas por ano. A entrega do caminhão será feita como uma das ações do Projeto de Revitalização da Economia Rural dos Territórios da Mata Alagoana e Litoral Norte, do convênio MDA/SEAGRI.
Para o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, o caminhão irá ajudar, inclusive, no trabalho na fábrica. “A inauguração desta fábrica é uma conquista destes produtores, fruto de muito trabalho. Com ela, eles poderão comercializar mais produtos e aumentar a renda familiar. Pensando nisso, este caminhão vem em boa hora para auxiliar na logística de comercialização, por exemplo”, destacou Marinho.
A ação é fruto da parceria entre Cooplal, o APL Fruticultura, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico e pelo Sebrae Alagoas. A 1ª Festa do Suco de Laranja Lima será realizada na sede da Cooplal, a partir das 8h.