Geral

Catedral e Arcebispado vão se transformar em pontos turísticos em Maceió

13/12/2013
Catedral e Arcebispado vão se transformar em pontos turísticos em Maceió

    Técnicos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) realizaram, nessa quinta-feira (12), uma visita à Catedral Metropolitana de Maceió, com o objetivo de transformar a sede da diocese em um ponto turístico religioso, assim como o antigo arcebispado, que abriga o Memorial dos Bispos de Alagoas.catedralmacei
A proposta é agregar ao atual city tour o turismo religioso, pouco explorado na capital de Alagoas, tendo como foco tanto as operadoras de viagem, como os turistas que chegam à cidade em cruzeiros e cuja programação, ao deixarem o Porto de Maceió, inclui passeio pelo centro da cidade.
As ideias são muitas, assim como as reformas necessárias. Na primeira etapa do roteiro consta a antiga sede do Arcebispado de Maceió, que foi reformada e abre suas portas agora em dezembro como Centro Arquidiocesano de Cultura Dom Santino Coutinho.  A próxima etapa será a abertura de um pequeno bistrô e uma lojinha de souvenirs religiosos nas laterais da Catedral.
O padre Lídio José, pároco da Catedral, é o idealizador das ações e articulou  parceria com a Setur para divulgação desses roteiros junto ao trade. Na administração do templo há cinco meses, ele reconhece que essas ações  necessitam de parceiros.  “A paróquia tem poucos recursos e contamos sempre com providência divina. Mas, é fundamental que busquemos parceiros que possam trabalhar em conjunto para consolidar o turismo religioso em Alagoas”, destaca.

    Memorial

O Centro Arquidiocesano de Cultura Dom Santino Coutinho será reaberto no próximo dia 21 de dezembro e a visitação será até o dia 10 de janeiro, pois o memorial precisa concluir algumas etapas da reforma. Durante o período de abertura, o espaço térreo do monumento abrigará um pequeno museu de arte popular, com uma exposição natalina.
O museu foi dividido em quatro ambientes. Neles, podem ser encontradas peças históricas utilizadas pelos bispos que atuaram em Alagoas ao longo de toda história. Dentre elas, utensílios religiosos usados pelo homenageado, Dom Santino, que regeu a Igreja Católica de 1923 a 1939.
As imagens sacras encontradas no espaço são antigas e passaram pelo processo de restauração e limpeza.  O museu possui um vasto acervo composto de castiçais em metais e tecidos nobres, roupas bordadas com ouro, mobiliários da época, tapetes.