Geral

Atlético é eliminado pelo Raja Casablanca: 3 a 1

19/12/2013
Atlético é eliminado pelo Raja Casablanca: 3 a 1

O sonho mundial do Atlético terminou em decepção. O Atlético foi surpreendido pelo Raja Casablanca, e perdeu por 3 a 1 no torneio da Fifa. O “fantasma” do Mazembe voltou a assombrar outro clube brasileiro na semifinal. Depois do Internacional em 2006, foi a vez do Galo. Agora, os marroquinos vão à final contra o Bayern de Munique, e o Alvinegro disputa o terceiro lugar com o Guangzhou, da China. 53a18122013
A música oficial de um evento promovido pela Fifa deixou os torcedores atleticanos emocionados no Grande Estádio de Marrakesh no início da partida. O momento mais importante dos 105 anos de história do Galo começou a ser vivido nesta quarta-feira, no Mundial de Clubes no Marrocos, contra o Raja Casablanca, surpresa da competição e time da casa. Porém, o sentimento de euforia do início foi substituído pela frustração com a eliminação precoce.
Em campo, os jogadores do Atlético mostraram nervosismo nos primeiros minutos. Com chances para os dois lados, o primeiro tempo terminou sem gols, mas deixou evidente que a ansiedade poderia atrapalhar. Nos contra-ataques, o Raja Casablanca ameaçou por duas vezes com perigo. Pelo Galo, Jô e Fernandinho perderam chances claras de inaugurar o marcador.
O Atlético foi surpreendido no início do segundo tempo. Em contra-ataque rápido, Mouhssine Iajour saiu na cara de Victor e finalizou no canto para abrir o placar.
Com dificuldade com a bola rolando, o Atlético amenizou os problemas na bola parada. Em cobrança de falta perfeita de Ronaldinho Gaúcho, o Galo empatou a partida.
O Atlético não conseguiu ampliar, e ainda foi castigado com pênalti a favor do Raja Casablanca. O capitão Moutaouali bateu com categoria e fez 2 a 1 para os marroquinos. O golpe de misericórdia veio com o Vivien Mabide, que pegou rebote de bola que acertou o travessão. Ele foi o mesmo que criticou Ronaldinho Gaúcho durante a semana.

Primeiro tempo

O primeiro chute a gol do jogo saiu dos pés de Marcos Rocha. O lateral tomou a bola na intermediária, mas finalizou por cima da meta de Askri. O Raja chegou com perigo aos 12 minutos, mas a cabeçada de Chtibi foi para fora.
A forte jogada aérea do Galo levou perigo aos 16 minutos. Ronaldinho levantou na cabeça de Leonardo Silva, mas o zagueiro não acertou a meta. O lance foi repetido na jogada seguinte, mas a bola também foi cabeceada para fora.
O Atlético criou seu melhor lance pela esquerda. Fernandinho arrancou, tocou para Lucas Cândido, que cruzou para Jô, mas a finalização foi para fora. O Alvinegro começou a ameaçar mais, mas ainda pecava no passe final.
Fernandinho quase inaugurou o marcador em chute cruzado, após cruzamento de Marcos Rocha. Porém, o maior susto do jogo foi do Galo. O lateral Karrouchy deu passe preciso para Moutaouali, e Victor salvou à queima-roupa.
Aos 39, o Raja esteve perto de fazer o primeiro gol. Em falha de marcação, o capitão marroquino saiu de frente para o gol, mas não acertou o alvo. Jô chutou bola fraca, após Ronaldinho aciona-lo entre os zagueiros. O próprio Jô desperdiçou outra chance clara, depois de assistência de Marcos Rocha.

Segundo tempo

E o inesperado aconteceu no segundo tempo. O Raja Casablanca abriu o placar em Marrakesh. Em contra-ataque rápido, o atacante Mouhssine Iajour marcou: 1 a 0 para os marroquinos.
A sorte do Atlético é que os jogadores do time da casa não sabiam se posicionar e ficavam em impedimento. Sumido do jogo, Ronaldinho Gaúcho recebeu livre na área, mas cabeceou por cima do gol. Nos pés de Diego Tardelli, o Galo mandou outra chance para o alto. Ele pegou rebote, mas finalizou por cima.
A salvação do Galo saiu dos pés de Ronaldinho Gaúcho. Em cobrança de falta perfeita, o camisa 10 colocou no canto de Askri, que só viu a bola entrar: 1 a 1. Alguns minutos depois, em bola rebatida, Jô tentou de cabeça, porém, acertou em cima de Askri.
Com menos de 10 minutos para o fim, o árbitro espanhol Carlos Velasco Carballo marcou pênalti a favor do Raja Casablanca. O lance gerou dúvidas, mas foi assinalado. O capitão Moutaouali bateu com categoria e colocou a “zebra” marroquina na frente: 2 a 1.
O Galo ainda tentou empatar com alguns chutões, mas sem ameaçar a meta de Askri. No fim o golpe de misericórdia foi o gol de Idrissa Coulibaly, que exterminou o sonho alvinegro: 3 a 1.
Depois do apito final, os jogadores do Raja se aglomeraram em volta de R10, e levaram as chuteiras e camisa do craque. Porém, o meia não conseguiu esconder a decepção, mesmo com a homenagem.