Cidades

Arapiraca cria Conselho Municipal de Turismo

22/12/2013
Prefeita Celia Rocha

Célia Rocha cria conselho de turismo em Arapiraca

O município de Arapiraca, a 128 quilômetros de Maceió, já possui o seu Conselho Municipal de Turismo. A solenidade de posse dos 33 conselheiros foi realizada esta semana, com a presença da prefeita Célia Rocha. O conselho tem participação de integrantes do poder público e da iniciativa privada, e é fundamental para o desenvolvimento das ações de turismo na maior cidade do Agreste alagoano.
“O conselho é muito importante porque discute temas como infraestrutura, marketing, eventos e meio-ambiente voltados para o turismo”, explica Francis Hurst, interlocutor da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) junto ao município. “A vocação de Arapiraca é para o turismo de negócios, tanto que eles irão pleitear a construção de um centro de convenções na cidade”.
Além da posse do conselho, a solenidade marcou também a criação da comissão que vai elaborar o Plano Municipal de Turismo e a entrega, feita pelo prefeito, da documentação relativa à categorização turística, com informações técnicas sobre os atrativos turísticos do município. “A categorização é fundamental para que o município receba recursos do Ministério do Turismo. A construção do centro de convenções, por exemplo, será um pleito feito ao MTur”, diz Francis Hurst.
A categorização dos municípios faz parte do Programa de Municipalização e Regionalização do Turismo em Alagoas, desenvolvido pela Setur, que serviu de referência para o programa nacional que será utilizado pelo Ministério do Turismo em 2014.
Os documentos necessários para essa classificação passaram a ser exigidos desde 2012, quando a Setur lançou a primeira cartilha e deu início ao programa. Em julho deste ano foi lançada segunda versão do “Caderno de Orientações Operacionais – Edição 2013”, que orienta e dá suporte para a classificação dos níveis turísticos dos municípios.