Cidades

Alunos do Cenarte recebem carteira de artesão

11/12/2013
Alunos do Cenarte recebem carteira de artesão

    Alunos do curso de Artesanato Criativo do Centro de Belas Artes (Cenarte) receberam nesta terça-feira (10) certificado e carteira de artesão. A entrega aconteceu no Memorial à República, durante a solenidade de encerramento do curso. O Cenarte é um equipamento da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).certificacaocursocenarte
As carteiras de artesão foram fornecidas pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande). A identificação certifica que os novos artesãos podem usufruir de diversos benefícios, como participação em feiras e eventos e a isenção de impostos, entre outros.
A entrega dos certificados foi feita pela diretora do Cenarte, Ilza Maria Vilhena; a superintendente de Formação, e Difusão Cultural da Secult, Catarina de Labouré; a diretora de Design e Artesanato da Seplande e coordenadora do PAB em Alagoas, Dyslene Teles e a professora Vânia Oliveira que ministra o curso Artesanato Criativo do Cenarte.
Para a aluna Telma Sales o curso do Cenarte foi uma descoberta. “Já gostava de trabalhos manuais. Depois que conheci o curso no Cenarte cada vez mais me surpreendo do que aprendi lá”, disse.
A ex-aluna do curso do Cenarte, Maria Leonor de Almeida, ressaltou a satisfação em ajudar outras pessoas por meio do curso. Atualmente, Leonor repassa os conhecimentos na Apala. “Com os conhecimentos que adquiri no Cenarte estou ajudando pessoas como Antônio da Silva, de Igaci, que aprendeu as técnicas e hoje já cria sua arte e comercializa. Hoje ele também recebeu sua carteira e é uma satisfação ”, relatou.