Geral

Seminário promovido pela Sesau vai abordar impacto das doenças provocadas pelo tabaco

22/11/2013
Seminário promovido pela Sesau vai abordar impacto das doenças provocadas pelo tabaco
vetrucia_teixeira_-_tabagismo

Vetrucia Teixeira

Estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que o tabagismo é considerado a primeira causa de morte evitável do fumante ativo e a segunda do fumante passivo. Para discutir estratégias que conscientizem os alagoanos sobre os males que os fumantes estão expostos, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza a partir desta segunda-feira (25), no Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), em Maceió, o III Seminário Alagoano das Doenças Tabaco Relacionadas.
O evento, que é destinado a gestores e técnicos da saúde, além de usuários, integrantes dos Núcleos Municipais de Promoção da Saúde, de Atenção ao Fumante e membros da sociedade civil organizada, acontece até a quarta-feira (27). Durante três dias, serão debatidas estratégias para fortalecer a política de controle do tabagismo em Alagoas, reduzindo a prevalência do tabaco no Estado, além de informar quanto é gasto para tratar de pacientes com doenças provocadas pelo cigarro, a exemplo das neoplasias e doenças do aparelho circulatório.
De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Vetrúcia Teixeira, discutir o impacto negativo das doenças tabaco relacionadas é imprescindível, já que todos os tipos de cânceres têm correlação com o tabagismo. “É comprovado que os fumantes reduzem entre 10% e 15% seu tempo de vida, já que a nicotina causa dependência química, física e psicológica. O tabagismo é extremamente nocivo aos homens e as mulheres e os filhos de mães fumantes têm complicações de saúde, insuficiência respiratória e baixo peso”, informa.

    Programação – O III Seminário Alagoano das Doenças Tabaco Relacionadas será aberto com uma apresentação de cordel sobre o tabagismo, encenado por estudantes de Porto Calvo. Em seguida, a integrante da Comissão de Implementação da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco do Ministério da Saúde, Érica Cavalcanti, irá proferir uma palestra sobre a problemática do tabagismo, que se transformou em uma epidemia mundial, que exige intervenção coletiva para a promoção da saúde.
Na sequência, os entraves à redução da prevalência do tabagismo serão abordados pelo pneumologista da Sociedade Brasileira de Pneumologia, Alberto Araújo. Posteriormente, uma mesa redonda irá abordar as consequências do uso dos produtos derivados do tabaco, onde o cardiologista Aliomar Lins irá proferir palestra sobre as doenças do aparelho circulatório.
Encerrando o primeiro dia do evento, o oncologista André Guimarães, irá tratar das neoplasias, já a superintendente estadual de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, irá apresentar o perfil epidemiológico da mortalidade por câncer em Alagoas. Em seguida, o professor de pneumologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Fernando Guimarães, irá tratar das doenças do aparelho respiratório.
Na terça-feira (26), segundo dia do evento, a técnica da Comissão Nacional para Implementação da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, Érica Cavalcanti, irá realizar conferência sobre os determinantes sociais do tabagismo e entreves à promoção da saúde. Logo em seguida, a técnica do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, Vera Borges, irá discutir as estratégias de redução da prevalência do tabagismo.
Na sequência do seminário, são relatadas experiências municipais na redução da prevalência do tabagismo e a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Vetrúcia Teixeira, irá tratar dos custos das doenças tabaco relacionadas para o Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas. Encerrando o segundo dia, o procurador do trabalho, Rodrigo Alencar, irá tratar do artigo 157 da Lei de Consolidação do Trabalho, que diz respeito ao ambiente livre do fumo.
No último dia do seminário, o ex-fumante Newton Rodrigues irá apresentar o trabalho realizado por ele para conscientizar as pessoas a abandonarem o tabaco e a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Vetrúcia Teixeira, irá apresentar um diagnóstico da execução da Política de Controle do Tabagismo. Posteriormente, técnico da Assessoria de Comunicação da Sesau irá evidenciar a importância da mídia no controle do tabagismo e serão apresentadas diretrizes de como fazer o controle do tabagismo.