Cidades

Programa do SENAI qualifica mais de 3 mil jovens em Arapiraca

22/11/2013
Programa do SENAI qualifica mais de 3 mil jovens em Arapiraca
Mais de 3 mil jovens são qualificados em Arapiraca‏

Mais de 3 mil jovens são qualificados em Arapiraca‏

Romper a barreira da falta de experiência com a qualificação profissional e conquistar o primeiro emprego.
Com esse objetivo, milhares de jovens de Arapiraca e de outras cidades do Agreste estão participando de cursos e treinamentos ofertados por meio de parceria entre os governos municipal, estadual, federal, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e universidades.
“As empresas contratam jovens determinados e que buscam ampliar sempre os seus conhecimentos”, revela o gerente da Unidade do Senac em Arapiraca, Carlos Alberto Pessoa.
Idealizado pelo governo federal, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) já inscreveu este ano 3.585 jovens e adultos em dezenas de cursos profissionalizantes.
De acordo com Carlos Alberto Pessoa, os cursos são ofertados gratuitamente e o aluno ainda recebe uma bolsa auxílio no valor de R$ 2,00 por hora/aula, o que significa uma ajuda de custo mensal da ordem de R$ 400.
A coordenadora municipal do Programa de Promoção ao Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS) e do Pronatec, Fabiana Santos, para que seja efetuada a inscrição, a pessoa interessada deve estar inserida no Cadastro Único (CadÚnico), ter idade entre 16 e 59 anos e estar em situação de vulnerabilidade social.
Fabiana Santos adiantou que estão sendo ofertados mais de 70 cursos, nas áreas de meio ambiente e saúde, como recepcionista em serviços de saúde e cabeleireira; área de infraestrutura – pedreiro, eletricista industrial- no setor de alimentação (padeiro e confeiteiro) e comunicação, a exemplo de operador de computador e operador de sistemas.
A coordenadora esclareceu que a duração média de cada curso é de dois meses, com aulas nos períodos da manhã, tarde e noite, no prédio do Senac, localizado na Rua São Francisco, no centro de Arapiraca.
O programa ganhou reforço recentemente com a inauguração da Casa Integrada do Trabalho, numa parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social, Indústria e Comércio, Senac e governo federal.
A previsão é de que, para o ano de 2014, sejam ofertadas mais 3 mil vagas no Pronatec e outras 9 mil vagas no Programa Senac Gratuidade, totalizando 12 mil vagas para jovens dos municípios de Arapiraca, Major Isidoro, Campo Alegre, Traipu, Limoeiro de Anadia, Palmeira dos Índios, Piranhas, Santana do Ipanema e Teotônio Vilela.
Oportunidade
Os jovens Islane Maria do Nascimento, 18, Jefferson Israel, 17, e Luana Roberta,18, residem em Arapiraca e estão frequentando as aulas do curso de recepcionista.
“Quero crescer profissionalmente como recepcionista, adquirir experiência e conquistar meu espaço no mercado de trabalho”, relata a jovem Islane Maria do Nascimento, que tem o sonho de ingressar na Faculdade de Administração e abrir o próprio negócio.
Por sua vez, o estudante Jefferson Israel revela que pretende ampliar o currículo, crescer profissionalmente, bem como na área acadêmica, concluindo o curso e abrindo no futuro um consultório de psicologia.
A jovem Luana Roberta também está concluindo o curso de recepcionista pelo programa. Ela afirma estar satisfeita com o treinamento, salientando que sempre achou interessante a profissão.
“Gosto de falar com as pessoas e quero trabalhar numa empresa, fazer uma faculdade e realizar o sonho de crescer na vida pessoal e profissional”, completou a jovem.

Tags: