Geral

Programa Brasil Alfabetizado vai alfabetizar mais de 700 inscritos

26/11/2013
Programa Brasil Alfabetizado vai alfabetizar mais de 700 inscritos

O governador Teotonio Vilela Filho e a secretária de Estado da Educação e do Esporte, Josicleide Moura, participaram, nesta segunda-feira (25), da aula inaugural do Programa Brasil Alfabetizado, que contou com a presença de mais de 700 inscritos.
Durante o evento, o governador enfatizou a iniciativa dos alfabetizandos que se inscreveram e terão a oportunidade de ter uma futuro melhor. “Estou muito feliz de ver que estamos dando mais um passo em direção a redução do analfabetismo. Aos que tomaram a decisão de se alfabetizar os meus parabéns, são dignos de elogios pela iniciativa. É assim que podemos mudar nossa vida para melhor e nunca é tarde para isso”, observou Teotonio.SecreJosicleideMoura
De acordo com Josicleide Moura, a sétima etapa do Programa Brasil Alfabetizado em Alagoas contou com 13 mil inscritos superando a meta do Governo Federal que foi de 10 mil. “Isso demonstra a credibilidade do Governo e o empenho para tornar eficaz esse Programa que oportuniza a melhoria de vida, o crescimento pessoal dos jovens e adultos e abre as portas de um futuro melhor”, observou a secretária.
Josicleide também ressaltou que o PBA é uma forma de inserir os alunos na rede pública de ensino e incentivar a conclusão do ensino médio. “Durante oito meses eles serão alfabetizados e em seguida serão encaminhados para as escolas da rede para que concluam todo processo educativo”, frisou.
O Governo do Estado aderiu ao Programa do Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de reduzir o índice de analfabetismo. A última etapa da ação em Alagoas, encerrada em abril deste ano, com um financiamento avaliado em torno de R$ 6,5 milhões, alfabetizou 13 mil pessoas, das quais 9 mil foram encaminhadas para turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em unidades de ensino da rede que ofertam a modalidade.
“O Projeto existe desde 2004, mas foi em 2012 que foi inserido no Programa Alagoas Tem Pressa tornando as ações mais consistentes em Alagoas e ganhando mais credibilidade da população. Isso é comprovado pelo excedente que tivemos esse ano, de 3 mil pessoas, que ficarão no cadastro reserva para a próxima etapa”, explicou a superintendente de Sistema, Maria do Carmo de Oliveira.
A dona de casa, Severina Ferreira, mãe de oito filhos, se inscreveu no PBA pela necessidade de recuperar os estudos e de ter uma profissão. “Meus filhos estudam e se eu souber ler e escrever vou poder ajudar nas lições de casa e ainda poder concluir os estudos e ter um serviço”, disse. “Larguei os estudos quando casei para cuidar dos filhos mas agora recebo apoio da minha família para retomar”, contou Severina.
A alfabetizadora do Presídio Santa Luzia, Ornela Libardi, contou que se sente lisonjeada pela função exercida no PBA em virtude da importância do Programa na vida das pessoas que, por algum motivo, largaram os estudos. “Quando fui convidada fiquei muito feliz. Tenho orgulho das minhas alunas pela dedicação e força de vontade”, afirmou a educadora.
A nova etapa do programa no Estado conta com a adesão dos 102 municípios e 900 turmas de alfabetização formadas nas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) e monitoradas pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), órgão responsável pelo programa no estado. Essa etapa na capital compreende a 1ª, 12ª, 13ª e 14ª CRE e do sistema prisional e medidas socioeducativas, que fazem parte da 1ª coordenadoria. Sete comunidades acolhedoras de dependentes químicos estão inseridas somando 14 turmas de jovens. Todo o financiamento do programa é realizado por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Tags: