Cidades

Nova adutora vai encerrar rodízio de água em Minador e Estrela

12/11/2013
Nova adutora vai encerrar rodízio de água em Minador e Estrela

 

Projeto foi apresentado pelo secretário Marco Fireman a autoridades dos dois municípios

Projeto foi apresentado pelo secretário Marco Fireman a autoridades dos dois municípios

O rodízio de abastecimento de água está com os dias contados em mais dois municípios do semiárido alagoano. Na segunda-feira (11), o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, apresentou o projeto de Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Minador do Negrão e Estrela de Alagoas. A obra também vai promover melhorias no sistema de Igaci.
A captação, com estação elevatória, será na Barragem do Bálsamo, em Palmeira dos Índios, de onde parte uma adutora com 11 Km de extensão. O projeto visa à ampliação da oferta e à melhoria da qualidade da água para os dois municípios.
De acordo com o prefeito de Estrela de Alagoas, Arlindo Garrote Filho, a obra é aguardada há muitos anos pela população e vai mudar a realidade na região. “Hoje, nos dois municípios, chega a faltar água nas torneiras por até 4 dias no sistema de rodízio. Com esta nova adutora, a Casal terá mais eficiência no abastecimento”, afirmou o prefeito.
Durante a reunião na sede da Seinfra, o secretário Marco Fireman ressaltou o plano do governo estadual para garantir água a todo o semiárido de Alagoas, e a importância do financiamento pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Seca. “Com as novas adutoras do Agreste, da Bacia Leiteira, do Alto Sertão e outras obras que estão em andamento ou prestes a iniciar vamos abastecer as torneiras de um milhão de alagoanos na região”, disse Fireman.
Também participaram da reunião onde o projeto foi apresentado o secretário adjunto de Política de Habitação e Saneamento da Seinfra, Adalberon Alves dos Santos, o vice-prefeito de Estrela de Alagoas, José Teixeira, e a presidente da Câmara Municipal da cidade, Elza Moura.