Geral

Missa em Canafístula atrai milhares de fieis em celebração a Frei Damião

10/11/2013
Missa em Canafístula atrai milhares de fieis em celebração a Frei Damião
Canafístula de Frei Damião, distrito de Palmeira dos Índios

Canafístula de Frei Damião, distrito de Palmeira dos Índios

Milhares de pessoas comparecem, neste domingo, 10, à missa em louvor à Frei Damião, no povoado de Canafístula, município de Palmeira dos Índios.
A missa reúne a cada ano mais fiéis de todo o Estado, sendo todo o evento religioso organizado pelo ex-deputado federal Antônio Ferreira, que montou uma grande estrutura para receber e comportar os visitantes na Associação Frei Damião, lugar usado pelo religioso para descanso.
A missa deste ano, em comemoração aos 115 anos do frade capuchinho, celebrada pelo Padre Aloísio, na sede da Associação Beneficente de Frei Damião, contará com a presença de autoridades do município de Palmeira dos Índios (do qual o distrito é pertencente) e do Estado.

 

Frade Capuchinho
Frei Damião nasceu em 5 de Novembro de 1.898, em Bozzano,na Itália. Ordenou-se sacerdote em 5 de Agosto de 1931. Faleceu aos 96 anos de idade e levado à sepultura ao som do hino de Nossa Senhora, na Capela de Nossa Senhora das Graças, como era de sua vontade na capital pernambucana, Recife.

Ocupou-se em disseminar “as santas missões” pelo interior do Nordeste, um tipo de cruzadas missionárias, de alguns dias de duração, pelas cidades nordestinas. Nessas ocasiões, era armado um palanque ao ar-livre com vários alto-falantes onde o frade transmitia os seus sermões.
Conseguia arrastar multidões para ouvir suas palestras e tornou-se um fenômeno de popularidade religiosa no Nordeste, só comparável ao “Padim Ciço”, de Juazeiro do Norte. Frei Damião é aclamado pelos católicos locais como o legítimo sucessor do Padre Cícero Romão Batista.

 

Abaixo veja vídeo raro do frade capuchinho